Torres integra projeto estadual de coleta voluntária de vidro para reciclagem

Este projeto do Governo do RS – que teve apoio da Prefeitura de Torres - distribuiu os contêineres em oito pontos de fácil acesso pela cidade de Torres.

20 de janeiro de 2023

Desde a manhã de quinta-feira (19 de janeiro), Torres integra projeto estadual de coleta voluntária de vidro para reciclagem. Este projeto – que teve apoio da Prefeitura de Torres – distribuiu os contêineres em oito pontos de fácil acesso: dois nos Molhes, dois na Praia Grande, um na Praia da Cal, na Cristovão Colombo (beira do Rio Mampituba), na Prainha e no Shopping Vesta.

O Rio Grande do Sul conta desde dezembro de 2022, com um projeto que prevê a coleta exclusiva de vidro para reciclagem. A implementação da iniciativa no Estado atende exigência da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), que estabelece a estruturação de sistemas de coleta seletiva e de logística reversa. É o projeto ‘Vidro Vira Vidro’.

O projeto foi possível através do edital de chamamento público lançado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura– Sema. A ação demonstra uma iniciativa conjunta entre o poder público e o privado, propondo uma solução ambiental e econômica aos municípios que integrarão o projeto.

Na primeira fase serão instalados 45 pontos de entrega voluntária (PEV) em nove municípios do Litoral Norte, para coleta exclusiva de vidro. Toda a população poderá colaborar, já que os contêineres ficarão em locais públicos. A iniciativa integrará a Operação Verão RS do Governo do Estado, ou seja, os contêineres ficarão nas cidades até março. Os especialistas estimam que 75% dos vidros consumidos vão para aterros sanitários, e apenas 25% são reciclados.


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados