Torres já se prepara para fomentar a prática de esportes náuticos como o jet ski

Iniciativa quer a implantação e a regularização de marinas, rampas e piers na costa litorânea brasileira. Cidade de Torres já está fazendo Plano de Utilização exigido para licenciamento

9 de agosto de 2021

Coordenado pelo Ministério do Turismo, o Grupo Técnico (GT) de Turismo pelas Águas se reuniu na semana passada, em Brasília, para debater as estruturas e instalações de apoio náutico em todo o país. No encontro, a equipe discutiu subsídios e formas para fomentar a implantação e a regularização de marinas, rampas e piers na costa brasileira. A expectativa é de que, ao final dos debates, possa ser construída uma proposta de minuta para a Política Nacional de Turismo Náutico, que norteará o segmento no país.

Entre os pontos discutidos pelo grupo estavam as ações para a promoção internacional do turismo náutico, as melhores práticas para implantação e regularização de estruturas e instalações de apoio náutico e o licenciamento ambiental para implantação, regularização e operação desses pontos. Ainda na reunião, foi apresentado um diagnóstico da demanda por infraestrutura náutica no país, os principais entraves e oportunidades para melhorias regulatórias em assuntos ambientais, fundiários, financiamento e tributários.

Além de representantes do Ministério do Turismo, o encontro contou com a participação da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ministério da Economia, Fórum Náutico Paulista, Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Associação Brasileira dos Construtores de Barcos (ACOBAR), Associação dos Operadores de Barcos de Turismo da Amazônia (AOBT/AM) e outras entidades e especialistas no segmento.

Torres está fazendo Plano de Utilização exigido para licenciamento 

A prefeitura de Torres já trabalha para separar um local onde esportes náuticos possam ser praticados na cidade. Em princípio o local escolhido é a Praia dos Molhes, na Praia Grande.

Já está encomendada pelos técnicos da municipalidade uma espécie de marcação, de sinalização e de outras exigências legais exigidas para que este tipo de esporte possa ser praticado sem causar riscos maiores para os banhistas e para os próprios tripulantes dos barcos. São entradas especiais sinalizadas para Jet Ski, boias de marcação de limites, marcação de outras “pistas” para outras embarcações e etc.

O secretário de Turismo de Torres Fernando Nery projeta inclusive que neste próximo veraneio (21/22) os barcos esportivos já possam começar a ser vistos em parte especial de nossa praia. Fernando adianta, ainda, que s implementação em Torres pode também servir para uma espécie de plano piloto para o litoral gaúcho, já que nenhuma praia local tem o sistema implantado como manda a legislação.

 

 


Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados