Até esta última quinta-feira, 29 de fevereiro, a Prefeitura de Torres registrou 13 casos oficiais de Dengue na cidade. A Prefeitura alerta à população em geral, para conferir nos pátios possíveis pontos de acúmulos de água. Os 13 casos ocorreram em diferentes bairros, sendo que a maioria já está recuperada. Os bairros mais afetados são o Getúlio Vargas e o Igra Sul. A situação preocupa a Secretaria Municipal de Saúde.
Dos 13 casos registrados oficialmente, oito são importados e cinco são autóctones, ou seja, contraídos aqui mesmo. Através do whats (51) 3626 1644, a comunidade pode fazer denúncias sobre locais com focos de larvas, porém, a população em geral deve cuidar principalmente de sua residência e pátio. Idênticos cuidados devem ser seguidos pelas empresas da cidade.
Combate aos focos do mosquito
A única maneira de prevenir a doença é o combate aos focos de larvas do mosquito Aedes aegypti, eliminando os pontos de água parada nos pátios e residências. Nesta quinta (29), foi realizada uma delimitação de foco numa área de 300 metros ao redor da casa de um doente no bairro Getúlio Vargas, e 95% das 100 mostras recolhidas continham larvas do mosquito.
Conforme o diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria, biólogo Lasier França, as pessoas precisam se conscientizar de que existem focos de larvas por todo o município. Ele salienta que qualquer tampinha de garrafa no pátio com água pode receber os ovos do Aedes e que em sete dias, já adulto, o mosquito pode sair picando a população. A doença é transmitida pela picada do mosquito infectado.