Torres sediou Fórum da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades

O evento teve a participação de aproximadamente 130 pessoas, entre gestores públicos, profissionais da educação, saúde, assistência social, cultura, esporte e lazer

25 de julho de 2023

Foi realizado nesta quarta-feira (19), em Torres, o 186º Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades. O evento foi realizado no Hotel SESC Torres.

O Fórum é uma realização da Faders – Acessibilidade e Inclusão, uma fundação vinculada à Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado do Rio Grande do Sul, que tem como missão fomentar e promover os direitos das pessoas com deficiência e altas habilidades, em parceria com o governo estadual, e o apoio da prefeitura de Torres e o Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede).

O evento teve a participação de  aproximadamente 130 pessoas, entre gestores públicos, profissionais da educação, saúde, assistência social, cultura, esporte e lazer, além de representantes de entidades e organizações da sociedade civil que atuam na área da inclusão e políticas públicas. O fórum também contou com a presença de pessoas com necessidades especiais e altas habilidades, que puderam compartilhar suas experiências, anseios e vivência.

A programação do fórum contou com a apresentação de cases de sucesso de três municípios que desenvolveram ações e projetos positivos na área da educação especial inclusiva, seguida de debates e propostas para a melhoria da política pública estadual. Ao final, foi elaborada uma carta de intenção com as principais demandas e sugestões dos participantes, além de um momento cultural para encerrar o encontro.

“A inclusão é um valor fundamental para a nossa sociedade e para o nosso desenvolvimento. Incluir significa reconhecer e valorizar a diversidade humana, respeitando as diferenças e promovendo a participação de todos. Incluir significa também garantir o acesso à educação, à saúde, à cultura, ao trabalho e aos direitos de cidadania”, enfatizou o prefeito de Torres, Carlos Souza. Além do prefeito Carlos, participaram do evento os secretários de Educação, Alexandre Porcatt, de Saúde, Suzana Machado, de Planejamento e Participação Cidadã, Matheus Junges, a vereadora, Carla Daitx, o presidente da Faders, Marcos Lang, representando o secretário estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Clairton Pivoto, representando a 11ª CRE, Sandra Koch e representantes dos municípios de Imbé, Arroio do Sal, Santo Antônio da Patrulha, Três Cachoeiras, Capão da Canoa, Passo de Torres, Tramandai, Três Forquilhas, Osório, Terra de Areia, Porto Alegre.

 

Vereadora torrense participa do evento e debate lei de sua autoria

A vereadora torrense Carla Daitx, participou do evento, onde falou sobre a lei de sua autoria, sancionada no início deste mês, que assegura prioridade de matrícula nas escolas municipais de educação infantil e de ensino fundamental mais próxima de sua residência, a todo aluno a partir de 4 anos de idade, cujos pais ou responsáveis sejam pessoas com deficiência ou com mais de 60 anos.

“Trata-se de uma reivindicação legítima, especialmente porque estamos atendendo a pedidos de um grupo social vulnerável, ao qual o poder público precisa estender um olhar humano”, assegurou Carla.

 


Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados