Torres segue liderando ranking de lesões causadas por águas-vivas no Litoral Norte

Durante os primeiros 44 dias da Operação Verão 2025/2026, foram registradas (pelos guarda-vidas) 89.558 lesões provocadas por águas vivas no litoral norte gaúcho - sendo 14.699 atendimentos notificados em Torres

FOTO DE ARQUIVO: Água-viva nas areias de praia em Torres, nesta temporada (Divulgação redes sociais)
27 de janeiro de 2026

Durante os primeiros 44 dias da Operação Verão 2025/2026, foram registradas (pelos guarda-vidas) 89.558 lesões provocadas por águas vivas no litoral norte gaúcho. O número é 31% superior ao do mesmo período da temporada passada na região.

Conforme o mais recente boletim divulgado pelo Corpo de Bombeiros Militares do RS (CBMRS), nesta segunda-feira (26), a praia de Torres aparece ainda no topo do ranking de lesões provocadas por águas-vivas, com 14.699 atendimentos notificados, consolidando-se como a localidade com maior número de registros entre os 12 pontos com monitoramento pelos guarda-vidas do Litoral Norte gaúcho.

Anúncio 1

Na sequência estão as praias de Capão da Canoa (12.694 casos notificados) e de Arroio do Sal (9.094). Já Capão Novo teve 8.071 registros de lesões por-águas vivas, seguido por Xangri-lá (7.498), Imbé Norte (7.051) , Tramandaí (6.682) e Cidreira (5.549).

Conforme reforça o CBM RS, altas temperaturas e alteração na salinidade da água favorecem a presença e a proliferação de águas-vivas – com o risco de contato com os banhistas aumentando, naturalmente, quando há maior fluxo de turistas nas praias.

Anúncio Slider Meio

A bandeira roxa serve de alerta para a presença de águas-vivas, indicando risco de queimaduras e acidentes.

Primeiros cuidados (em caso de lesão por água-viva)

A orientação da Secretaria Estadual da Saúde é que o atendimento inicial realizado pelos guarda-vidas costuma ser suficiente. O procedimento indicado inclui lavar o local com água do mar, remover cuidadosamente os tentáculos sem esfregar, aplicar vinagre (se necessário, disponível nas guaritas guarda-vidas), utilizar compressas frias e manter a vítima calma.

Não deve-se usar água doce, substâncias caseiras ou manipular animais mortos na areia, pois ainda podem provocar acidentes.

 

Quer acompanhar as notícias do jornal A FOLHA Torres no seu celular?

CLIQUE AQUI e acesse nosso grupo no Whatsapp

 

Anúncio Slider Final
Anúncio Slider Final

Publicado em: Geral






Veja Também





Links Patrocinados