Torres será primeira cidade gaúcha a adotar sistema de reconhecimento facial nas escolas

Sistema de reconhecimento facial que tem como objetivo evitar a evasão escolar, controlando a frequência do aluno. investimento será implantado com recursos próprios da Secretaria Municipal de Educação

Aparelho de reconhecimento facial em escola (Imagem meramente ilustrativa - FONTE - AMA-AL)
1 de janeiro de 2024

Em 2024, a Prefeitura de Torres, através da Secretaria de Educação, vai oferecer uma nova iniciativa tecnológica para a comunidade escolar que promete contribuir em muito para o sucesso do ano letivo. Será implantado um sistema de reconhecimento facial que tem como objetivo evitar a evasão escolar, controlando a frequência do aluno – além de proporcionar a possibilidade de maior comunicação com as famílias dos estudantes e até diminuir o desperdício de merenda.

“Todos os alunos, a partir do Pré-1 (alunos com quatro anos completos até 31 de março de 2024), serão previamente cadastrados e sempre que chegam à escola, passam pelo equipamento, que registra a presença deles através do reconhecimento facial, facilitando assim o controle da secretaria escolar no que diz respeito à frequência do aluno na escola”, ressalta a comunicação da municipalidade – que afirma ainda que Torres será  primeira cidade gaúcha a adotar a iniciativa

O investimento será implantado com recursos próprios da Secretaria Municipal de Educação. Conforme o prefeito de Torres, Carlos Souza, a Prefeitura investiu na tecnologia para reforçar a segurança nas escolas. Com a iniciativa, será controlado o acesso às escolas. Apenas pessoas autorizadas poderão entrar nas escolas. Conforme o secretário da Educação, Alceu de Matos Scheffer, aproximadamente 3.900 estudantes serão atingidos por esta política pública.

 

Otimização da gestão escolar e controle da evasão

Carlos Souza ainda destacou que o sistema possui um aplicativo que envia um SMS, ou e-mail, para os pais ou responsáveis cadastrados, quando o aluno não comparece, garantindo o controle de frequência e consequentemente, maior tranquilidade às famílias. Com o sistema, a família do estudante receberá todos os dados referentes à vida escolar do mesmo e a direção da escola poderá acompanhar mais facilmente o desempenho do aluno.

De acordo com o secretário Alceu, o aplicativo permitirá ainda acesso a mensagens, calendários, convocações para reuniões presenciais e informações sobre a escola. O sistema está em fase de implementação e deverá iniciar do ano letivo de 2024. Ainda otimiza o tempo em sala de aula, pois substitui a chamada tradicional. “Teremos ainda mais economia, evitando o desperdício de merenda escolar a partir da informação exata da quantidade de alunos presentes em cada escola”, salientou.


Publicado em: Educação






Veja Também





Links Patrocinados