Desde o dia 1º de janeiro de 2024 até 20 de fevereiro, o Rio Grande do Sul registrava 5.208 casos de dengue confirmados com 4 óbitos (sendo o quarto óbito confirmado nesta segunda, 19). Os dados constam no Painel da Dengue da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Deste total de casos, 4.555 foram considerados autóctones, que é quando o contágio aconteceu dentro do Estado, com os demais sendo importados (residentes do RS que foram infectados em viagem a outro local).
No litoral Norte, os dados do Painel da Dengue apontam, nesta terça (20 de fevereiro), 11 casos confirmados sendo 4 em Santo Antônio da Patrulha, 4 em Torres (dois destes autóctones), 2 em Capão da Canoa e 1 em Tramandaí.
466 municípios infectados no RS
Ainda conforme o Painel de Dados da Dengue, 466 municípios estão infestados pelo mosquito Aedes Aegypti no RS. Um município é considerado infestado quando registra a presença de focos de larvas nas atividades de vigilância do vetor, realizadas com armadilhas distribuídas em locais estratégicos, como ferros-velhos, borracharias, cemitérios, entre outros. Após ingressar na lista, ele só sai depois de passar um período de 12 meses sem voltar a encontrar focos do inseto.
Além disto são 11.824 notificações com 3.843 em investigação e 2.773 descartadas até esta terça (20).
O Painel dos Casos de dengue no RS podem ser conferidos pelo link – https://dengue.saude.rs.gov.br/