Neste sábado, dia 31 de agosto, das 14h às 17h, ocorrerá em Torres a primeira exposição de materiais biológicos de animais marinhos da temporada reprodutiva 2024 das baleias francas. A exposição estará localizada no gramado da nova Orla Gastronômica na beira do rio Mampituba, entre os restaurantes Taberna e Gaivota.
Esta ação é uma parceria do Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (GEMARS) com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo de Torres, que por meio da Diretoria de Desenvolvimento Sustentável (DDS), que atua em conjunto com as entidades ligadas ao meio ambiente para promover a disseminação do conhecimento. Venha participar das atividades e conhecer um pouco mais da fauna marinha de Torres
O Projeto Farol das Baleias (@faroldasbaleias) é um dos projetos desenvolvidos pelo GEMARS (@gemars1991) aqui em Torres, e monitora as baleias francas desde 2018 com o uso de drones. Com essa tecnologia, é possível observar de perto várias características das baleias, que podem ajudar a entender sobre a saúde dessas gigantes. Desde 2023 promove ações de educação ambiental enquanto as baleias francas estão por aqui, e sempre atrai muitas pessoas que desejam conhecer um pouco mais sobre essa espécie, que utiliza as águas de Torres e de SC para se reproduzir.
Um dos principais Programas de Educação Ambiental da DDS é o programa, ‘Oceanos: A Corrente da Vida’, que tem por objetivo central promover a conservação e proteção dos ambientes costeiros e mares.
A Tenda do Farol tem agitado visitantes e moradores do município nos últimos anos em eventos, trazendo sempre a exposição de materiais biológicos de baleias e golfinhos, e muita informação. O GEMARS é uma Organização Não Governamental (ONG) criada em 1991 e desde então, realiza pesquisa sobre os ecossistemas marinhos e costeiros do nosso litoral(fotos do GEMARS)