Torres teve aumento na cobertura de fibra óptica e 4G durante a pandemia

Com a crise do Coronavírus e isolamento sociais, foi visto que o tráfego de rede aumentou, devido à necessidade de que usuários estivessem ainda mais conectados

24 de novembro de 2020

Logo no início da pandemia, a própria Agência Nacional de Telecomunicações havia notificado um aumento na satisfação dos usuários de telecomunicações. Com a crise do Coronavírus tendo que obrigar ao distanciamento e isolamento sociais, foi visto que o tráfego de rede aumentou, devido à necessidade de que usuários estivessem ainda mais conectados.

Esse aumento se deve principalmente à necessidade de fazer home office e de entreter as crianças, principalmente no acesso às plataformas streaming. Esse excesso de pessoas acessando à rede ajudou a abalar as estruturas de telecom, especialmente aquelas relacionadas com internet banda larga.

Com o intuito de analisar o mercado das telecomunicações em Torres, o grupo Selectra Brasil coletou os resultados dos acessos (novos assinantes), comparando os dados de setembro de 2019 e setembro de 2020. Nessa análise, foi observada uma queda anual de 2,64% nos assinantes dos serviços de telefonia móvel, telefonia fixa, TV por assinatura e internet banda larga. Em setembro de 2019, o número total de assinantes desses serviços foram 50.400. Esse valor caiu para 49.100 no mesmo mês deste ano. De todos os serviços, a internet banda larga foi o único a apresentar crescimento anual, totalizando um aumento porcentual de 42,85%. Telefonia móvel (8,79%), fixa (21,87%) e TV por assinatura (12,50%) apresentaram quedas ao longo do mesmo período analisado.

Focando o estudo nas tecnologias, foi visto que a fibra ótica, para disponibilização da internet banda larga, obteve um crescimento anual de 11,13%. A tecnologia via rádio também teve um aumento de 19,89%. No entanto, a fibra continua sendo a tecnologia mais usada em Torres, somando 50,3% de todos os acessos deste ano.

Quanto à tecnologia de internet móvel, a única tecnologia em apresentar crescimento foi o 4G, com 3,62% de aumento anual, analisando setembro de 2019 e setembro de 2020. Em Torres, do total de acessos, 85,2% utilizam a tecnologia do 4G, 8,3% do 3G, e 6,5% do 2G. Isso mostra o avanço dessas tecnologias no município, ajudando também a melhorar a conectividade dos usuários.


Publicado em: Geral






Veja Também





Links Patrocinados