Torres teve evento com capacitação gratuita sobre Geoparque Cânions do Sul

Serão realizadas capacitações gratuitas em todos os municípios integrantes do Geoparque - sendo que a primeira capacitação ocorreu em Torres, no dia 19 de agosto, no Hotel A Furninha.

25 de agosto de 2024

Em preparação à 7ª Conferência da Rede de Geoparques da América Latina e Caribe (RedGeoLaC), que acontecerá entre os dias 6 e 9 de novembro na região, serão realizadas capacitações gratuitas em todos os municípios integrantes do Geoparque. A região será sede deste grande evento, que faz parte do calendário de comemorações dos 20 anos da Rede Mundial de Geoparques da UNESCO.

A primeira capacitação ocorreu em Torres, no dia 19 de agosto, no Hotel A Furninha. O evento foi bem prestigiado, e na capacitação foram abordados vários temas: desde o que é o Geoparque, os municípios integrantes, porque a região foi reconhecida pela Unesco, importância do Geoparque para o desenvolvimento da região, até as formações geológicas, a Georrota Cânions do Sul e o turismo integrado.

 

Sobre o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul

O projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul é uma estratégia que busca impulsionar o desenvolvimento sustentável sociocultural, ambiental e econômico da região. Recentemente, foi alcançado o reconhecimento deste território como um Geoparque Mundial da UNESCO.

Situado na região Sul do Brasil, entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o território do Geoparque integra 7 municípios, sendo 4 do estado de Santa Catarina: Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande; e 3 do Rio Grande do Sul: Torres, Mampituba e Cambará do Sul, totalizando uma área de 2.830 km² e uma população de pouco mais de 73.500 habitantes.

Importantes elementos do patrimônio geológico da região já estão protegidos em Unidades de Conservação existentes no território com especial destaque para os cânions localizados nos Parques Nacionais Aparados da Serra e Serra Geral, como Itaimbezinho, Fortaleza, Malacara, Churriado e Índios Coroados; os campos de dunas do Parque Estadual de Itapeva; e a Ilha dos Lobos no Refúgio da Vida Silvestre Ilha dos Lobos.

 


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados