No dia 18 de agosto, em solenidade promovida pela Fundação La Salle e do Centro Regional de Abrigamento para Mulheres (CRAM), em Canoas, o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Fábio da Rosa, representando o prefeito de Torres Carlos Souza, recebeu uma homenagem pelo trabalho realizado no enfrentamento à violência contra as mulheres – em especial através do CRM Pricila Selau. Na oportunidade, a diretora Helvia Sanae Mano também foi homenageada como mulher referência neste âmbito.
Durante a cerimônia foi pontuado o perfil das mulheres em situação de abrigamento e seus dependentes, em Torres. Desde 2020, já foram encaminhadas para a Casa Abrigo cerca de 23 mulheres e 31 dependentes pelo Centro de Referência das Mulheres, número que inclui moradoras dos municípios conveniados com Torres. “A Casa Abrigo tem sido fundamental para as mulheres que enfrentam situações de abuso, violência doméstica e ameaças, pois é um local que oferece além de abrigo seguro, um espaço para traçar o seu recomeço”, comentou o secretário Fábio.
Fábio ainda enalteceu a parceria do CRM com a Rede de Apoio do Município de Torres, reiterou que é necessário a “virada de chave” para mudar o cenário de violência, sendo que a participação dos homens também é fundamental. Lembrou da Campanha do “Laço Branco” que foi realizada em dezembro de 2022 (encabeçada pelo próprio secretário) dentro das atividades dos 16 dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher.
Ele citou que uma das dependências das mulheres ao seu agressor, além da emocional, é a financeira. Foi pensando nisto que a Secretaria de Assistência Social lançou a Campanha permanente “Doe Tempo e Doe Amor”, onde possibilita o trabalho voluntário dentro do CRM, que até o momento, realizou desde março último, 18 oficinas. A diretora Helvia agradeceu a homenagem e destacou que o trabalho desenvolvido só é possível pelo apoio da gestão, equipe do CRM e toda a rede de apoio às mulheres.
Sobre o trabalho da Fundação La Salle
Pensando em políticas públicas e ações concretas de enfrentamento à violência contra as mulheres, a Fundação La Salle implementou, em 2019, o Centro Regional de Abrigamento para Mulheres, conhecido como CRAM. Localizado na região metropolitana de Porto Alegre, o centro é um espaço de acolhimento para mulheres em situação de risco extremo e violência. No mês de agosto, o CRAM, que atende nove municípios e já realizou o acolhimento de 225 mulheres e 289 dependentes desde a sua abertura, está completando 4 anos – e decidiu homenagear cidades parceiras como Torres