Está tramitando na Câmara de Vereadores de Torres, o projeto de lei de autoria de Cláudio da Silva de Freitas (PSB) e Carla Daitx (Progressistas), que institui, no município de Torres, o Junho Violeta. A campanha visa à conscientização, prevenção e enfrentamento dos vários tipos de violência contra a pessoa idosa.
De acordo com os autores, a escolha do mês de junho para realização de ações voltadas à questão da violência contra a pessoa idosa, faz referência ao 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa para sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de criar uma consciência mundial, social e política, de combate a toda e qualquer violência cometida contra essa população.
O projeto de lei foi formulado a partir de demandas trazidas pela população e por órgãos de apoio, como o Conselho Municipal do Idoso. “A informação ainda é a forma mais eficaz de prevenir e combater todos os tipos de agressão e abuso contra esse segmento da população. E todos nós, instituições e sociedade, temos responsabilidade sobre a vida das pessoas que já deram a sua contribuição e merecem respeito”, defendeu a progressista que, em junho deste ano, iniciou a distribuição do Estatuto do Idoso em Torres, em cartilhas publicadas pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa.
O projeto de lei foi também criado a partir de demandas trazidas pela população e por órgãos de apoio, como o Conselho Municipal do Idoso, (presidido por Ingrid Luciana Franeta Emmer e pelo vice, Antônio Carlos Ayres.)