Na quarta-feira, dia 13 de setembro, à noite, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) realizou junto à Ulbra de Torres o evento “Caminhos da Democracia”. O ciclo de palestras contou com temas sobre liberdade de expressão, discurso do ódio, desinformação, participação feminina na política e “fair play” eleitoral.
Na abertura do encontro, o desembargador e ex-presidente do TRE-RS José Luiz Dall’Agnoll pediu aos acadêmicos que participem dessa corrente de democracia. Ele citou acontecimentos no mundo inteiro que têm fragilizado a democracia por conta das redes sociais propiciarem mais facilidades de circulação de Fake News (Notícias Falsas), o que acaba propiciando o aumento de discursos de ódio nos debates eleitorais baseados nestas falsas afirmações, consequentemente colocando em risco a serenidade dos eleitores quando realizam seu direito de escolhas no voto. A seguir o desembargador, no entanto, mostrou que o sistema eleitoral brasileiro está preparado para enfrenta esta onda de intervenções artificiais no debate democrático eleitoral. “Agora em 15 de setembro é o Dia Internacional da Democracia. Postem mensagens, curtam citações, repostem, participem e mostrem ao mundo que somos um país que respeita a democracia”, afirmou Dall’Agnoll.
O encontro continuou com as palestras dos representantes do Tribunal. O coordenador da Ejers, Carlos Vinicios de Oliveira Cavalcante, discorreu sobre o tema: “Liberdade de expressão, discurso do ódio e a percepção de democracia”. Em seguida, a chefe da Seção de Programa Institucionais da Escola, Débora do Carmo Vicente analisou a “Participação feminina na política”. No final, o secretário judiciário, Rogério da Silva de Vargas falou sobre o “Fair play eleitoral: o que é o papel de cada um”.
O Diretor da Ulbra Torres, Valdemar Sjlender, deu as boas-vindas aos convidados do TRE-RS e agradeceu por eles compartilharem conhecimento e experiência com acadêmicos do Curso de Direito, presentes em grande número no auditório da universidade torrense.