Após a realização das convenções partidárias, que ocorreram em todo o Brasil durante estes últimos dias, a cidade de Dom Pedro de Alcântara também já possui os nomes e as chapas quase oficializadas para concorrer ao cargo de prefeito, faltando apenas a homologação legal do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A cidade projeta a competição entre três chapas para concorrer à cadeira maior da prefeitura em novembro.
O atual prefeito Dirceu Pinho, do Partido Democrático Trabalhista (PDT) tenta a reeleição, tendo como vice Juarez Webber em sua chapa.
A coligação feita entre o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB) forma a chapa com Alexandre Model como candidato à prefeito e Rodrigo Boff – o Roseta, como vice.
O ex-prefeito Márcio Biasi forma a chapa encabeçada pelo seu partido Progressistas como candidato à prefeito, e leva como vice o vereador Fábio Bernst. A coligação ficou definida com Progressistas na cabeça, Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Partido Social Liberal (PSL), Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Democratas (DEM).