‘TURISMO RURAL – RAÍZES DE TORRES’: Lançado importante programa turístico para o município

Para o prefeito Carlos Souza, os benefícios do turismo rural são muitos: novas fontes de renda, geração de novas vagas de trabalho, aquecimento da economia, desenvolvimento local, integração com o turismo regional, valorização da cultura e da história.

12 de novembro de 2021

Foi lançada na última terça-feira (9 de novembro), com a presença do prefeito de Torres Carlos Souza, importante ação de turismo para o município. Trata-se do Programa de Turismo Rural – Raízes de Torres – com a participação inicial de dez empreendimentos de Rota Rural. A realização é da Prefeitura, por meio das Secretarias de Turismo e Secretaria de Desenvolvimento Rural e Pesca, com parceria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e dos empreendedores rurais. O evento acolheu grande público em clima festivo e foi realizado no Sítio das Curicacas, localizado na Estrada do Mar.

Estavam presentes, além do prefeito, o Secretário Adjunto de Turismo do Estado (e Coordenador de Segmentação do Turismo da Setur), Álvaro Machado; a diretora presidente da Rota Caminho dos Vales e das Águas, ex-prefeita Nílvia Pinto Pereira; o Supervisor Regional do Senar-RS, Ricardo Lopes de Almeida; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Torres, Diana Hahn; Consultora do Senar, Scheila Graziela Rigotti. Também presentes, o secretário municipal de Turismo, Fernando Nery e o secretário de Desenvolvimento Rural e Pesca, José Vanderlei Brocca.

Para o prefeito Carlos Souza, os benefícios do turismo rural são muitos: novas fontes de renda, geração de novas vagas de trabalho, aquecimento da economia, desenvolvimento local, integração com o turismo regional, valorização da cultura e da história. Destacou que o interior do Município de Torres representa a força e a história de toda a comunidade, marca do trabalho dos primeiros imigrantes.

Empreendimentos participantes ressaltaram que sendo a maior parte dos empreendimentos de Turismo Rural de pequeno porte, dificilmente o segmento será viável com a situação isolada de empreendedores, sendo mais adequado o trabalho organizado sob as bases associativas e solidárias.

 

Trabalho técnico e turismo integrado

O trabalho técnico foi realizado pelos turismólogos Luciane de Carvalho Pereira e Francisco Reis. O Programa organizou informações que foram obtidas durante as visitas técnicas realizadas no segundo semestre de 2021 e reuniões de trabalho em parceria com seus integrantes. Por enquanto são estes os dez empreendimentos: Sítio das Curicacas, Anjos da Natureza, Cachaçaria Engenho Nobre, Sítio Jerivá, Cozinha Artesanal, Sítio Vô Inácio, Querência Santos – Rejane do Barro Cortado, Orquidário Orquisel, Sítio Menezes, – Casa de Campo e Sítio Ramos. Outros dez estão se organizando para também receberem a visita do público.

Atualmente, as propriedades que fazem parte da Rota Rural oferecem aos visitantes o que possuem de melhor: agricultura ecológica, contato com a natureza, belas paisagens, história e hospitalidade. marca do trabalho dos primeiros imigrantes.

Para o Secretário Adjunto de Turismo do Estado, Álvaro Machado, Torres tem um papel muito importante no turismo do Estado. Além de elogiar a iniciativa das Rotas Rurais, ressaltou que o município faz ligação com Santa Catarina, que integra o Geoparque e que abre caminho com os demais municípios do litoral norte. Lembrou que em breve será formatado uma Rota Ciclística que atravessará o Estado, tendo Torres um desempenho importante na ação.

 

*Com informações de Prefeitura de Torres


Publicado em: Turismo






Veja Também





Links Patrocinados