A prefeitura de Arroio do Sal, representada pelo prefeito Affonso Flávio Angst (Bolão) e pelo secretário do Planejamento, Indústria e Comércio, Ranieri Antônio Pereira Braga, apresentou à Universidade de Caxias do Sul a demanda de revisão do plano diretor municipal em reunião no gabinete da Reitoria na última quinta-feira (8 de fevereiro), quando foram debatidas possibilidades de parceria. Recebidos pelo reitor, professor Gelson Leonardo Rech, conheceram a dedicação institucional da UCS nesse segmento, com entregas relacionadas em diversos municípios.
O prefeito Bolão destacou a importância da participação da Universidade no processo de revisão do plano diretor, considerando a expertise e a credibilidade da Instituição. “A UCS é conceituada na região e muito lembrada no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Este é o primeiro contato com a intenção de estabelecer uma parceria”, afirmou.
Uma equipe técnica multidisciplinar da Universidade vai elaborar a proposta para o projeto nos próximos meses. “A presença da UCS no Litoral Norte se conecta aos pedidos e ao carinho da comunidade”, destacou o reitor, reiterando o compromisso da Universidade com o desenvolvimento da região onde fortalece sua atuação. Atualmente, a Instituição conta com uma unidade em Torres que deve receber o status de campus até o final deste ano.
Planejamento Urbano e Ambiental
Os projetos no âmbito do planejamento urbano ocorrem no contexto da Assessoria de Desenvolvimento Regional (ADRE) da UCS, programa de articulação regional e de atendimento a demandas municipais, na reunião representada por sua coordenadora, professora Maria do Carmo Quissini, e a partir da UNITE, unidade de inovação e desenvolvimento em Arquitetura e Urbanismo, representada pelo professor Carlos Eduardo Mesquita Pedone. A UNITE atua na revisão de planos diretores, elaboração de planos de mobilidade e regularização fundiária.
Na ocasião também esteve presente o professor Juliano Rodrigues Gimenez, diretor do Instituto de Saneamento Ambiental (ISAM-UCS), que falou sobre outros trabalhos passíveis de desenvolvimento, como o Plano de Reparação e Conservação do Bioma Mata Atlântica e o Diagnóstico Socioambiental de Áreas de Preservação Permanente em Áreas Urbanas Consolidadas (para o qual a UCS tem metodologia própria). O ISAM também desenvolve planos de saneamento, de gestão integrada de resíduos sólidos e de gerenciamento de resíduos da construção civil.