Ulbra Torres adere à Campanha Banco Vermelho em parceria com o TJRS

A escolha do espaço para instalação do banco vermelho (foto) foi estratégica: o Sajulbra é um serviço acadêmico integrado ao Núcleo de Prática Jurídica, que oferece atendimento gratuito à população carente de Torres e região, que não possui recursos para custear serviços advocatícios.

4 de setembro de 2025

A Ulbra Torres passou a integrar a Campanha Banco Vermelho, iniciativa mundial de combate à violência contra a mulher, que chegou ao Brasil em 2024 por meio da Lei nº 14.942. No campus, um banco pintado de vermelho e uma placa de identificação foram instalados no dia 4 de agosto de 2025, ao lado do Sajulbra (Serviço de Assistência Jurídica da Ulbra).

A escolha do espaço foi estratégica: o Sajulbra é um serviço acadêmico integrado ao Núcleo de Prática Jurídica, que oferece atendimento gratuito à população carente de Torres e região, que não possui recursos para custear serviços advocatícios. Além de complementar o trabalho das Defensorias Públicas, o serviço atua na defesa dos direitos e no combate à violência doméstica, tornando-se um importante agente de transformação social. Para o coordenador do curso, Eduardo Bazzanella, a instalação do banco amplia a visibilidade da campanha entre os alunos e a comunidade atendida pelo serviço. Ele destaca ainda que a ação reforça o papel formativo e social do Sajulbra: “Os núcleos de prática jurídica são componentes obrigatórios nas matrizes dos cursos de Direito, e o Sajulbra tem papel relevante na efetivação e proteção dos direitos. Em parceria com órgãos públicos, realiza atendimentos prioritários a mulheres em situação de vulnerabilidade, além de despertar nos alunos o engajamento em causas de relevância social, como o combate à violência doméstica. ”

Anúncio 1

A campanha foi sugerida ao campus pela servidora do TJRS, Noelma Marieli Arrial, que destacou o papel estratégico do Sajulbra como ponto de conscientização e apoio. A parceria com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul reforça o engajamento institucional em iniciativas de proteção às mulheres.

Além da adesão simbólica, a universidade já planeja ações futuras. Estão em elaboração projetos de palestras sobre assédio, violência infantil e direitos humanos, bem como atividades em sala de aula com acadêmicos de Direito, ampliando a discussão sobre temas sociais urgentes.

Anúncio Slider Meio

Ao instalar o Banco Vermelho, a Ulbra Torres reforça sua missão de transformação social: promover a conscientização, combater a violência contra a mulher, disseminar os canais de proteção e contribuir para o acolhimento das vítimas.

 

FONTE – Juliana Abel/ Assessoria de Comunicação Ulbra

 

 

Quer acompanhar as notícias do jornal A FOLHA Torres no seu celular?

CLIQUE AQUI e acesse nosso grupo no Whatsapp

Anúncio Slider Final
Anúncio Slider Final

Publicado em: Educação






Veja Também





Links Patrocinados