Um clarão visto no céu do litoral norte gaúcho e de Santa Catarina virou assunto

Não há até agora constatação final, mas tendência é que tenha sido um meteorito

Na imagem compartilhada na web, banhista filmou a luz no horizonte em Florianópolis (marcada).
30 de março de 2019

Na tadinha de domingo, dia 24 de março, em torno das 18.30h, um clarão súbito brilhou no céu do litoral norte do RS e de toda a metade sul de Santa Catarina. Relatos similares e até filmados por celular em Florianópolis mostraram que se travava de bola luminosa que passara no horizonte como se tivesse em movimento e caindo ao fundo. Relatos obtidos em Torres, Arroio do Sal, Tramandaí e outros também aumentaram as fileiras de comentários sobre o evento extraordinário.

Um meteorito (pequeno meteoro)

Especulações surgiram com várias versões, desde a possibilidade de queda de uma aeronave ou balão até a presença de Óvnis (Objetos Voadores não identificados). Especialistas, porém, acreditam que o que ocorreu, como se fosse uma explosão, foi a entrada na atmosfera da Terra de um meteorito. Ao se chocar com o ar denso é comum estes meteoritos, que circundam aos milhões no sistema solar, explodem, gerado grande dissipação de energia, similar a uma bomba de alto poder destrutivo.
A NASA (Agencia Espacial americana) havia anunciado uma semana antes, que um grande asteroide passaria entre a Terra e a Lua nestes dias. O site da agência espacial norte-americana indica este corpo celeste EA2. E passaria perto da Terra em 22 de março a cerca de 305 mil quilômetros do nosso planeta. O fato assinalado no nosso litoral, porém, parece algo distinto deste asteroide, a menos que dele se tenha desprendido alguma fração, ainda desconhecida.
A questão dos meteoritos e asteroides desperta cada vez mais atenção da opinião pública no mundo inteiro desde que se soube que há 60 milhões de anos um deles acabou com os dinossauros. Outro, de tamanho similar, denominado Apófis, deverá passar perto do nosso planeta na década de 2030, temendo-se um pequeno desvio em sua órbita que poderia nos colocar em risco no Planeta.


Publicado em: Geral






Veja Também





Links Patrocinados