Na tarde dessa última quarta-feira, 16 de agosto, servidores da Unidade de Saúde Alberto João Miguel, da Vila São João, reuniram-se com o secretário de Desenvolvimento Rural e Pesca, José Vanderlei Brocca para apresentarem a horta comunitária que teve o apoio dos técnicos da Pasta Rural e daEmater.. A Secretaria auxiliou com uma carga de adubo para que o projeto conseguisse se concretizar. Em fevereiro último a equipe do Posto de Saúde. chamou a Emater e a Secretaria para auxiliarem tecnicamente no projeto. Foi traçado um trabalho para viabilizar horta de chás e verduras no espaço do Posto. Esta iniciativa conta também com voluntários e ajuda de pacientes que junto da equipe da Unidade de Saúde, plantam, limpam e regam os canteiros.
A finalidade do projeto é que a comunidade da Vila São João se integre cada vez mais e passe a ajudar a manter o projeto e ao mesmo tempo usar os temperos, chás e verduras produzidas no local. A ideia é também interagir com terapias alternativas que em dias previamente marcado e divulgado possa fazer oficinas usando o que é produzido no local. Uma atividade integrativa é por exemplo o suco Detox produzido com diversos ingredientes naquele espaço. Com a horta podem avançar ainda para oficinas de travesseiros medicinais, escalda pés, compressas e oficinas de aprendizado do modo correto da confecção de chás que embora seja milenar ainda tem pessoas que fazem incorretamente.
A horta comunitária faz parte de uma iniciativa mais ampla, um projeto que visa o acesso à alimentação saudável. A maior parte dos moradores está centrada em alimentos multiprocessados, que têm açúcar e sódio em excesso, um perigo para hipertensos e diabéticos. Com as hortaliças e plantas medicinais que estão sendo plantados neste espaço, “estamos conseguindo incluir rotinas mais saudáveis na vida das pessoas que se utilizam dele”, reforça o agrônomo do município, Conforme o secretário José Vanderlei broca, a atividade é positiva, constituindo-se num espaço que incentiva e prioriza ações de prevenção e promoção de saúde., Ele elogiou o desempenho dos agrônomos Claudete Klein, da Emater, e Pedro Paulo Scolari Pillon, da Secretaria de Desenvolvimento Rural. (Com informações de Prefeitura de Torres)