DOM PEDRO DE ALCÂNTARA – Com Dom Pedro de Alcântara sendo considerada uma área de risco, a Secretaria Municipal de Saúde está intensificando o censo vacinal contra a febre amarela. As Agentes Comunitárias de Saúde em conjunto com a equipe de enfermagem estão realizando visitas domiciliares com o objetivo de vacinar quem ainda não se imunizou. A ação atende uma solicitação do Estado e busca proteger a população da doença. “Vacine-se enquanto o mosquito não se reproduz. Seja responsável com você mesmo e seus familiares”, alertou o médico Cris Feijó.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a previsão de chegada da doença no Estado do RS é em setembro. Além da imunização em domicílio, a campanha de vacinação será realizada no dia 24 de agosto (sábado) no Posto de Saúde. Após essa data, a vacinação será realizada somente nas sextas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Todas as pessoas entre 9 meses de idade e 59 anos devem se vacinar, tendo em vista que é a única forma de se proteger contra a doença. Uma dose é suficiente para se proteger por toda a vida.
Os pacientes com restrições médicas, pessoas com mais de 60 anos, gestantes, mulheres em aleitamento materno, e portadores de comorbidades, devem procurar orientação médica para avaliar os riscos/benefícios da vacinação. A doação de sangue deve ser postergada por 30 dias após a vacinação.