Valdir João Grazziotin homenageado com nome de rua na Morada das Palmeiras, em Torres

Valdir João Grazziotin, um torrense de coração com vasta atuação política e social na cidade e região, faleceu em 6 de dezembro de 2022

21 de junho de 2024

O nome de Valdir João Grazziotin faz parte de um logradouro público no Loteamento Morada das Palmeiras, em Torres.  A autoria do projeto que resultou na Lei nº 5455/2024, aprovada na Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Carlos de Souza, é do vereador Rogério Evaldt Jacob, do PP. A Lei que denomina a rua Valdir João Grazziotin entrou em vigor em 15 de abril desse ano.

 

Anúncio 1

Biografia

Valdir João Grazziotin foi personalidade pública atuante e de destaque na região do Litoral Norte. Natural de Flores da Cunha, onde nasceu em 18 de outubro de 1945, filho de Ângelo e Janice Valsecchi Grazziotin, fixou residência em Torres em dezembro de 1966, trabalhando na Secretaria Estadual da Fazenda. Cinco anos após, contraiu matrimônio com a professora Marli Ramos, de tradicional família torrense. Da união do casal, que durou 51 anos até o falecimento de Valdir, nasceram os filhos Luís Felipe, César Augusto e Marco Antônio, todos advogados e atuantes na região. Mesma formação profissional do pai, graduado advogado pela Faculdade de Direito de Cruz Alta, em 1979.

Anúncio Slider Meio

Em sua permanência de 56 anos de sua vida em Torres e Três Cachoeiras, além de chefe do Posto de Fiscalização Fazendária do Estado até 1983, Grazziotin contribuiu com seu trabalho, experiência, retidão de caráter e lisura, traços marcantes de sua personalidade, com as administrações públicas de Torres e Três Cachoeiras. Também se dedicou, juntamente com a esposa Marli Ramos Grazziotin, a ações públicas de serviço e beneficentes no Lions Clube de Torres.

Na prefeitura de Torres foi secretário da Fazenda por dez anos, entre 1983 e 1988, e de 1993 a 1996 nos governos Clóvis Webber Rodrigues. Em Três Cachoeiras, junto com o então primeiro prefeito do município Alberi Bento Cardoso e outros servidores municipais, ajudou a montar a estrutura administrativa do recém criado município, no cargo de secretário da Fazenda, Administração e Planejamento de 1989 a 1992. Depois novamente de 1997 a 2000 e 2001 a 2004. Também exerceu o cargo de Assessor Jurídico da Câmara de Arroio do Sal entre 2009/2010.

Em atividades em prol da comunidade, o casal Valdir e Marli exerceu a presidência do Lions Clube de Torres. Grazziotin foi Venerável-Mestre e um dos fundadores da Loja Maçônica Obreiros das Torres. Foi professor da disciplina de Noções de Direito e Legislação da Escola Cenecista José de Anchieta, de Torres; fez parte do Conselho Fiscal do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes; o casal Valdir e Marli realizou também outros trabalhos voluntários e comunitários no Lar dos Velhinhos, APAE, Creche da STAN.

Valdir João Grazziotin, um torrense de coração, faleceu em 6 de dezembro de 2022. Deixou esposa, filhos e netos.

Anúncio Slider Final
Anúncio Slider Final

Publicado em: Social






Veja Também





Links Patrocinados