Valdir João Grazziotin homenageado com nome de rua na Morada das Palmeiras, em Torres

Valdir João Grazziotin, um torrense de coração com vasta atuação política e social na cidade e região, faleceu em 6 de dezembro de 2022

21 de junho de 2024

O nome de Valdir João Grazziotin faz parte de um logradouro público no Loteamento Morada das Palmeiras, em Torres.  A autoria do projeto que resultou na Lei nº 5455/2024, aprovada na Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Carlos de Souza, é do vereador Rogério Evaldt Jacob, do PP. A Lei que denomina a rua Valdir João Grazziotin entrou em vigor em 15 de abril desse ano.

 

Biografia

Valdir João Grazziotin foi personalidade pública atuante e de destaque na região do Litoral Norte. Natural de Flores da Cunha, onde nasceu em 18 de outubro de 1945, filho de Ângelo e Janice Valsecchi Grazziotin, fixou residência em Torres em dezembro de 1966, trabalhando na Secretaria Estadual da Fazenda. Cinco anos após, contraiu matrimônio com a professora Marli Ramos, de tradicional família torrense. Da união do casal, que durou 51 anos até o falecimento de Valdir, nasceram os filhos Luís Felipe, César Augusto e Marco Antônio, todos advogados e atuantes na região. Mesma formação profissional do pai, graduado advogado pela Faculdade de Direito de Cruz Alta, em 1979.

Em sua permanência de 56 anos de sua vida em Torres e Três Cachoeiras, além de chefe do Posto de Fiscalização Fazendária do Estado até 1983, Grazziotin contribuiu com seu trabalho, experiência, retidão de caráter e lisura, traços marcantes de sua personalidade, com as administrações públicas de Torres e Três Cachoeiras. Também se dedicou, juntamente com a esposa Marli Ramos Grazziotin, a ações públicas de serviço e beneficentes no Lions Clube de Torres.

Na prefeitura de Torres foi secretário da Fazenda por dez anos, entre 1983 e 1988, e de 1993 a 1996 nos governos Clóvis Webber Rodrigues. Em Três Cachoeiras, junto com o então primeiro prefeito do município Alberi Bento Cardoso e outros servidores municipais, ajudou a montar a estrutura administrativa do recém criado município, no cargo de secretário da Fazenda, Administração e Planejamento de 1989 a 1992. Depois novamente de 1997 a 2000 e 2001 a 2004. Também exerceu o cargo de Assessor Jurídico da Câmara de Arroio do Sal entre 2009/2010.

Em atividades em prol da comunidade, o casal Valdir e Marli exerceu a presidência do Lions Clube de Torres. Grazziotin foi Venerável-Mestre e um dos fundadores da Loja Maçônica Obreiros das Torres. Foi professor da disciplina de Noções de Direito e Legislação da Escola Cenecista José de Anchieta, de Torres; fez parte do Conselho Fiscal do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes; o casal Valdir e Marli realizou também outros trabalhos voluntários e comunitários no Lar dos Velhinhos, APAE, Creche da STAN.

Valdir João Grazziotin, um torrense de coração, faleceu em 6 de dezembro de 2022. Deixou esposa, filhos e netos.


Publicado em: Social






Veja Também





Links Patrocinados