A equipe de saúde mental do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes (HNSN), de Torres (RS), promoveu – no dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10/9) – uma atividade de sensibilização com os colaboradores. Nesta dinâmica foram distribuídos em um painel balões com frases motivacionais que representam 12 sentimentos. “Foi um momento com bastante trocas, abraços, emoções e sorrisos e onde reforçamos a importância dos cuidados com a saúde mental e a conscientização sobre a prevenção ao suicídio”, ressaltou Mariana Caldeira, enfermeira, especialista em saúde mental, com o apoio dos colegas Carolina Dalolli, psicóloga especialista em saúde mental, Fernanda Vieira, assistente social e, Nathanael Rosa, assistente administrativo, todos do HNSN.
A equipe de saúde mental do HNSN promoverá até o final do mês ações para conscientizar os colaboradores, pacientes e familiares sobre o Setembro Amarelo. “Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu no mundo todo. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha”, concluí a comunicação do HNSN.
Setembro Amarelo
Segundo a OMS, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo. Mas também informa que existem episódios subnotificados, o que pode chegar a mais de 1 milhão de casos. No Brasil, a estimativa é de 14 mil casos por ano, o que leva em média trinta e oito pessoas cometem suicídio por dia. Entre 2010 e 2019, o país registrou em torno de 112.230 mil mortes por suicídio.
Em meio a este contexto, no mês de setembro profissionais de saúde intensificam as ações voltadas para a saúde mental e a conscientização relacionada à importância da preservação da vida, por meio da campanha “Setembro Amarelo”, que visa à prevenção do suicídio. O Setembro Amarelo é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria
CVV é canal gratuito para apoio emocional
Fundado em São Paulo em 1962, o CVV – Centro de Valorização da Vida é um serviço voluntário gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato.
Oferece atendimento pelo telefone 188 (24 horas e sem custo de ligação), por chat, e-mail e pessoalmente. Nestes canais, são feitos mais de 3 milhões de atendimentos anuais, por aproximadamente 3.500 voluntários, presentes em 20 estados, além do Distrito Federal.