Foi aprovada na sessão representativa da Câmara de Vereadores de Torres realizada na segunda-feira, dia 23 de janeiro (por conta do recesso parlamentar das sessões ordinárias) uma INDICAÇÃO, de autoria do vereador Rafael Silveira (PSDB), para que o governo torrense de Carlos Souza providencie (se a ideia for aceita) a colocação de placas nos equipamentos de sinaleiras (semáforos) das esquinas de Torres com o seguinte dizer: “NÃO DÊ ESMOLAS, ENCAMINHE PARA A ASSISTÊNCIA SOCIAL”.
Solidariedade ao invés da esmola
Na justificativa da Indicação o vereador autor afirma que a ideia da campanha surge após seu mandato notar que o número de moradores em situação de rua está aumentando no município, chegando à conclusão que as esmolas incentivam essas pessoas a continuar nas ruas. “O ajudar de verdade é encaminhar os pedintes para uma triagem na Secretaria de Assistência Social, que fará o encaminhamento necessário, de acordo com as necessidades”, afirma o vereador.
Rafael Silveira defende ainda que o ato de dar esmolas, embora pareça nobre, prejudica o trabalho de ressocialização da pessoa em situação de vulnerabilidade e risco social. Para ele, inclusive, “muitas vezes o dinheiro obtido com esmolas é usado para sustentar o vício em álcool ou drogas”.