Entrou nos trâmites da Câmara Municipal de Torres – deverá ser votado na sessão representativa que ocorre nesta segunda-feira, dia 19 de julho (por conta do recesso de inverno das sessões ordinárias) – o Pedido de Informação 138/2021, de autoria do vereador Moisés Trisch (PT), que solicita ao Poder Executivo informações quanto à reforma do antigo prédio da Prefeitura de Torres, atual Museu Histórico, que será transformado em multiespaço cultural ( conforme anunciou a prefeitura de Torres).
O autor do pedido diz que “as informações buscadas referem-se, mais especificamente, sobre o planejamento de uso do local”, já que, segundo informações obtidas por ele, “o projeto e a futura destinação não foram satisfatoriamente discutidos com a comunidade que promove a cultura no município”. Moisés continua o pedido, buscando ainda indagar formalmente:
1 – Em quantos espaços físicos estará dividido o prédio, além daqueles destinados ao museu e à biblioteca?
2 –O prédio contará com espaço cênico – com sala de tamanho apropriado – capaz de abrigar, por exemplo, o funcionamento de um Cineclube, para eventos de pequeno ou médio porte?
Deputada petista destinou recursos ao projeto
Na justificativa do Pedido de Informações, o autor defende que a reforma do museu “conta com aporte financeiro da parlamentar Maria do Rosário, do Partido dos Trabalhadores”, mesma sigla partidária do vereador Moisés. E que os recursos teriam sido pleiteados junto à deputada para serem investidos em projetos de relevante interesse cultural, capazes de trazer satisfatório retorno social.
A justificativa encerra afirmando que o mandato do vereador entende que a destinação foi bem escolhida, já que tanto o museu como a biblioteca comtemplam essa finalidade. Mas que, entretanto, há necessidade de conferir se os recursos terão a maior eficiência possível.