Vereador Gimi ‘pede socorro’ para saúde do Litoral Norte na tribuna da Assembleia Legislativa

Não somos um balneário do RS, nossa região é pujante, temos Universidades, comércio forte, construção civil em crescimento”, disse Gimi no parlamento gaúcho

8 de maio de 2023

A Tribuna Popular na Assembleia Legislativa do RS teve como orador, nesta quinta-feira (4), o vereador Gibraltar Vidal, o Gimi (PP), que representou o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), do município de Torres (RS). A sessão, comandada pelo presidente da AL, deputado Vilmar Zanchin (MDB), teve a presença de 44 deputados e  abriu espaço para um pedido de socorro para a saúde da região Litoral Norte do Estado.  Os mais de 1 milhão de habitantes em 23 municípios recorrem, atualmente, à capital para atendimentos oncológicos, cirurgias vasculares, cardíacas e ortopédicas e têm disponíveis somente 5 leitos de UTI pediátrica.

 

Municípios estão gastando mais do que precisariam

Segundo o vereador torrense Gimi, grande parte dos municípios está investindo mais do que os 15% previstos para o setor em contrapartida ao repasse de somente 6%, em média, dos 12% previstos em lei, para o Estado e União. “Não somos um balneário do RS, nossa região é pujante, temos Universidades, comércio forte, construção civil em pleno crescimento. Não podemos ser resumidos à Operação Golfinho durante o veraneio”, apontou Gimi. “A logística está cara e errada e está trazendo a morte do povo”. O orador ponderou que 200 veículos fazem o transporte dos pacientes do SUS para a Porto Alegre, porém muitas vezes os pacientes aguardam mais de 1 ano para conseguirem consultar e muitos não resistem a esse período pela gravidade das enfermidades. “O próprio Banco de Sangue de Tramandaí, não tem capacidade para toda população litorânea”.

 

Investimento em hospitais

Gimi trouxe sugestões de investimento nos hospitais locais em seu discurso. “O Hospital de Osório poderia ser um centro de tratamento oncológico, o Hospital de Tramandaí, realizar  cirurgias traumáticas, e o de Capão da Canoa, abrigar as cirurgias cardíacas”. O representante encerrou o discurso pedindo apoio dos deputados da Assembleia Legislativa para mudar essa realidade ainda nesta legislatura. “A pauta é séria, o povo do Litoral Norte está morrendo, no transporte, por uma falta de logística da saúde, porque não está tendo o valor devido de retribuição orçamentária que traz na na Constituição Federal. Temos 4 anos pela frente e temos certeza que a AL vai sim olhar pela saúde do nosso povo”, finalizou.

Estiveram presentes na Tribuna Pública empresários, vereadores e o presidente do Consepro, Nasser Samhan.

 

 

 


Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados