Entrou em tramitação nos ritos formais da Câmara Municipal e vai ser votada na próxima sessão da Casa Legislativa, a Indicação 55/2021, de autoria do Silvano Borja (PDT), que sugere por escrito que a prefeitura da cidade realize estudo de viabilidade para haja uma obra de contenção do riacho (popularmente chamado de Valão) na Avenida do Riacho, especificamente no trecho que se encontra entre a Avenida Barão do Rio Branco e a margem do Rio Mampituba.
Risco de desmoronamento
Na justificativa da Indicação do vereador, ele cita que Já faz muitos anos que esta obra se faz necessária na cidade. Ele lembra que somente neste trecho – entre a Avenida Barão do Rio Branco e a margem do Rio Mampituba – existem mais de 120 famílias morando no entorno do valo, que consequentemente transitam naquela rua todos os dias, além da Câmara de Vereadores comércios próximos à casa legislativa. Silvano alerta na mesma justificativa, que o desmoronamento de terra em alguns trechos já está prejudicando o trânsito, pois os carros tem que passar pelo lado oposto ao valo, tamanho é o risco de acidente.
O vereador, afinal, sugere inclusive o material a ser utilizado na mesma indicação formal. Para ele a contenção poderá ser feita por blocos de “alicerce” ou também com madeira, lembrando que há em poder do município um grande número de postes de eucalipto tratado, oriundo da CEEE, que poderá ser utilizado para a contenção.
Prefeitura já busca recursos para a obra
Em 2019, o prefeito de Torres Carlos Souza e o então presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Jacques, estiveram em Brasília visitando o Ministério do Desenvolvimento Regional – onde já solicitavam recursos para obras de drenagem e contenção do ‘Valão’ (riacho que liga o Mampituba a Lagoa do Violão), no mesmo trecho, próximo à Câmara de Vereadores.