Na segunda-feira (11 de março), durante a sessão da Câmara Municipal de Torres, o vereador Jacó Miguel oficializou sua saída no Partido Social Democrata (PSD). A mesa diretora da Casa Legislativa, presidida pelo vereador Rafael Silveira (PSDB), leu o comunicado mesmo antes do parlamentar repetir sua decisão na Tribuna.
Jacó disse, em seu pronunciamento, que “ainda não escolheu o partido que vai entrar para concorrer a reeleição na janela deste mês”, mas que “irá acompanhar o empresário Delci Dimer”, que é pré-candidato a prefeito pelo MDB.
Na terça-feira o mesmo MDB de Torres comunicou na rede social Instagram a realização de mais filiações destacadas: a do ex-vereador Ernando Elias da Silveira (que estava no PSL) de Andréia Raupp (Itapeva Sul), Kennedy Gularte Seger (ex -PSB), e Rosângela Costa (Bairro Getúlio Vargas)
Trabalho de base do MDB já há um ano em Torres
Na mesma terça-feira, dia 12 de março o ex-prefeito João Alberto Machado passou algumas informações novas para A FOLHA. Além do líder da sigla em Torres e no Estado do RS mostrar que já faz um ano de sua primeira reunião com o candidato, agora confirmado, Delci Dimer. Desde então iniciaram as tratativas do convite ao empresário, que confirmou sua pré-candidatura somente no final do ano passado. João Alberto mostrou que já realizou mais de 200 reuniões de convites e articulações políticas em Torres, tudo visando a eleição municipal deste outubro.
Na conversa, ficou em aberto a possibilidade de líderes importantes de outros partidos, atualmente ainda agrupados na base do governo Carlos Souza, que podem acabar optando por trocarem de lado em passarem a fazer parte da base de oposição que o MDB está criando. PT, PDT, PSB e Republicanos já sinalizaram como parceiros oposicionistas para o pleito. E agora a conversa estaria sendo planejada junto a partidos da base do governo do PP.