O vereador torrense Moisés Trisch (PT) é o autor de um Pedido de Informações, feito ao prefeito de Torres Carlos Souza, que solicita detalhes do projeto de construção de “decks mirantes” junto ao Rio Mampituba -em frente ao Parque do Balonismo, tratando mais especificamente acerca da aprovação e liberação deste projeto junto aos órgãos ambientais. O vereador pede ainda que seja esclarecido se o projeto conta com iniciativas que contemplem soluções que incluam paisagismo sustentável e preservação ambiental, já que se trata de área extremamente sensível, por se tratar de margem de Rio Mampituba.
Contenção do rio em outros locais foi necessária
Na justificativa do documento formalizado, Moisés afirma que a obra se trata de extrema importância turística e arquitetônica para Torres. E que por isso entende que seria de extrema importância a utilização do paisagismo como ferramenta não só estética, mas de recuperação e conservação de espaços urbanos, já que se trata de uma técnica plástica que auxilia na reinserção da natureza as áreas antropizadas.
Pra finalizar o pedido de informação, o vereador lembra que, em área próxima, na Estrada da Salinas – também as margens do Rio Mampituba – precisaram ser feitas obras de contenção, justamente devido ao manejo equivocado ocorrido em suas margens na implantação da via.
Projeto faz parte das reformas no Parque em geral
O Deck em evidencia se trata de parte de um projeto maior de investimentos em estrutura urbana e turística no Parque Odílio Webber Rodrigues (Popularmente conhecido como Parque do Balonismo), o qual foi projetado pelo atual governo de Torres ainda na legislatura anterior. Ressaltando ainda que a atual gestão já entregou (pronto até agora) vias, pavimentação e espaço para administração de turismo dentro deste parque público torrense, com o objetivo de economizar na contratação de estandes e infraestrutura alugada – obrigadas a serem feitas em eventos anteriores no local (em especial o Festival Internacional de Balonismo).