Vereador pede providências para conservação da “Casa Número Um” em Torres

Vereador autor afirma que a casa bicentenária, um dos imóveis mais antigos de Torres, "está muito depredada, com janelas quebradas e falta de telhas. E tratando-se de ser um patrimônio histórico, deve ser mais bem cuidada”

23 de fevereiro de 2023

Tramitou e foi aprovado na Câmara Municipal de Torres o PEDIDO DE INFORMAÇÃO 019/2023, de autoria do vereador Dilson Boaventura, que solicita ao Poder Executivo detalhes sobre a casa que fica situada na Rua Padre Lamonaco n° 01 . Ao lado da Igreja Matriz São Domingos, a  é um dos imóveis mais antigos de Torres, e seria o local onde o então imperador Dom Pedro I ficou hospedado quando esteve na cidade, em 1862.

Trata-se da chamada “Casa Número Um”, imóvel que está preservado por lei ao patrimônio histórico da cidade justamente por seu valor na formação e nos legados da civilização local.  Na justificativa do Pedido de Informação o vereador autor afirma que “a casa está muito depredada, com janelas quebradas e falta de telhas. E tratando-se de ser um patrimônio histórico deve ser mais bem cuidada” pela cidade e suas autoridades.

 

Sobre a Casa N°1

 

Desconhecida para muitos, a simples residência fica ao lado da Igreja São Domingos das Torres, sendo que pertencia ao alferes Manoel Ferreira Porto e é a mais antiga casa do município – com mais de 200 anos. Em tempos passados, o local recebeu visitantes ilustres como Saint Hilaire (botânico, explorador e pesquisador frânces) e supostamente até o imperador Dom Pedro I.

Lembrando que o entorno da Igreja São Domingos das Torres já é protegido (e inventariado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural- COMPHAC).

 

 

 


Publicado em: Cultura






Veja Também





Links Patrocinados