Está tramitando na Câmara de Vereadores de Torres uma INDICAÇÃO, de autoria do vereador Jacó Miguel Zeferino (PSD), que requer que o Poder Executivo elabore e viabilize um chamado público para incentivar que a população municipal pratique formas mais adequadas de descarte dos resíduos plásticos.
O autor da proposta sugere até um slogan para ser utilizado pela prefeitura, quando da campanha de conscientização – que, para o vereador, poderia ser utilizado em cartazes nos órgãos públicos, comércios, espaços públicos, nas escolas e nas peças de comunicação com a população em geral. ‘’ Dê um nózinho na sacola plástica antes de pôr no lixo ‘’, seria a frase conceitual.
Jacó Miguel, na justificativa de seu pedido de Indicação, defende que a cidade de Torres tem o privilégio de ocupar “uma espetacular região geográfica, caracterizada por infinitas belezas naturais”, mas cercada no leste pelo o Oceano Atlântico; ao norte pelo Rio Mampituba e à oeste pela BR 101. E que o aumento populacional e a natural a consolidação e ampliação urbana naturalmente aumenta a concentração urbana e de lixo.
O texto da justificativa lembra também que o descarte do lixo é composto em parte por resíduos plásticos, tipo: Sacolas, recipientes, invólucros e outros, que são diariamente descartados. E que os ventos fortes (Sul e Nordeste) acabam fazendo que as sacolas voem se espalhem pelas ruas, acabando caindo no mar se transformados em micro plástico, prejudicando a vida natural, incluindo a orla marinha de Torres.