Vereador Rafael Silveira é novamente eleito presidente da Câmara de Torres

Vereador do PSDB foi eleito por unanimidade. Ele exercerá o cargo pela segunda vez na mesma legislatura. Carla Daitx única representante feminina na Câmara, recebeu apoio da oposição para a posição, mas não houve articulação

5 de dezembro de 2023

Na sessão da Câmara de Vereadores realizada na segunda-feira (dia 4 de dezembro), aconteceu a tradicional nomeação da Mesa Diretora para o ano seguinte, feita sempre na primeira sessão do último mês do ano (dezembro). O vereador Rafael Silveira, do PSDB, foi eleito por unanimidade para ser o Presidente da Casa Legislativa torrense no ano de 2024. É a segunda vez que o parlamentar torrense é eleito presidente, cargo que ocupou há dois anos (2022), na mesma legislatura onde foi eleito (2021/2024).  Rafael substitui o vereador Rogerinho (PP), muito elogiado por seus companheiros pela gestão em 2023 que se encerra, principalmente pela sua atuação na aprovação da revisão do novo Plano Diretor pela Casa Legislativa

 

Mais uma legislatura sem mulher na presidência

Dois vereadores da oposição ao governo Carlos Souza, embora tenham votado a favor da nova mesa diretora – que foi eleita por unanimidade – em seus pronunciamentos lamentaram a falta de oportunidade da Casa Legislativa em apontar e eleger Carla Daitx (PP) para a presidência da casa, por ser ela a única representante feminina na atual nominata. Como a legislatura se encerra no ano que vem, consequentemente se passará sem ter tido a experiência de ter uma representante das mulheres no comando. Moises Trisch (PP), em seu pronunciamento, lamentou justamente isto. Ele lembrou que foi insistentemente fomentador da escolha do nome de Carla em outras disputas da legislatura.

Já o vereador Igor Beretta (MDB) citou sua atitude quando indicou uma mulher do MDB para lhe substituir temporariamente na cadeira de vereador, com objetivo de dar espaço no sentido de fomentar a presença das mulheres na política. E lamentou a falta de concordância de colegas para articular a escolha do nome de Carla para o ano de 2024.

 

Experiência próxima para um ano eleitoral

A Mesa Diretora para o ano que vem (o último ano da legislatura) está formada com o presidente eleito Rafael Silveira (PSDB) que escolheu como vice o atual presidente, vereador Rogerinho Jacob (PP), além de Cláudio Freitas (PSB) como 1º Secretário e Dilson Boaventura (MDB) como 2º Secretário.

Em seu pronunciamento, já como presidente eleito para a Câmara no ano de 2024, o vereador Rafael Silveira falou pouco. Ele agradeceu a votação unânime dos vereadores, por seu nome ter sido escolhido para a presidência, lembrou que o fato de ser um ano eleitoral se mostra sempre um desafio para a liderança do poder legislativo. Mas Rafael lembrou também que sua experiência em ter dirigido a Casa Legislativa em 2022 o deixa mais tranquilo para presidir a Câmara, mesmo no ano das eleições municipais.


Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados