Na sessão da Câmara de Vereadores de Torres, realizada na dia 2 de maio, o vereador Moisés Trisch (PT) compartilhou o resultado de sua primeira viagem à Brasília como edil. Conforme explanou o parlamentar torrense, “foram três dias com diversas agendas, reuniões e visitas, que tiveram como principais objetivos a busca de recursos para Torres, a busca de informações sobre alguns projetos e emendas e por fim. Principalmente, buscamos a implementação de um Instituto Federal em Torres, com ensino médio com formação técnica e também com cursos de graduação e pós-graduação, tudo isso com excelência e gratuitamente”.
Prefeitos da região formalizam apoio à empreitada pelo Instituto Federal
Moisés Trisch compartilhou também o planejamento de sua viagem. Em nota para a imprensa ele explicou que, antes da viagem, ele esteve reunido com lideranças regionais (do Litoral Norte) onde buscou assinaturas de prefeitos de nove municípios – em ofício que formalizou o interesse das cidades, quando conseguiu também agendar junto com alguns políticos a mesma visita à Brasília.
Na capital federal, o Deputado Alexandre Lindemaier providenciou reunião no Ministério de Educação e Cultura (MEC). Lá o vereador e Moisés – acompanhado por políticos de Mampituba, Maquiné, Terra de Areia e a coordenadora do PT no Litoral Norte do RS – conversou com a chefe do gabinete da Secretaria de Educação Profissional e com o chefe de gabinete da SETEC (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica). Lá observou que os técnicos já conheciam a luta da cidade de Torres pelo Instituto Federal, que iniciou anos atrás, ainda em governos federais do PT anteriores, através de demandas de vereadores do PT de Torres na época: Professora Lú (mandato 2009/2012) e Machado (2013/2016).
Orçamento irá retomar as implantações
A resposta que a comitiva de políticos do Litoral Norte obteve na reunião, segundo Moisés Trisch, foi a de que “o governo Lula está no momento trabalhando para recompor os orçamentos dos Institutos Federais, que foram avaliados defasados desde 2019. Mas que, tão logo essa etapa se encerre, os técnicos do MEC irão retomar o aumento do número de IFs no Brasil, que triplicaram durante os dois primeiros mandatos governo Lula (2003/2010)”.
Audiência Pública em Brasília para mobilização ainda maior
Moisés Trisch informa, afinal, que estão junto com esta luta pelo Instituto em Torres (Litoral Norte) a maioria de parlamentares do PT gaúcho, como Elvino Bohn Gass, Dionílso Marcon, Daiana Santos, Maria do Rosário e o ex-deputado e secretário nacional do PT, Henrique Fontana. E que também o senador Paulo Paim colocou à disposição o seu gabinete.
O grupo de políticos do Litoral, juntamente ao vereador Moisés Trisch, promete que irá solicitar a realização de uma audiência pública junto a Comissão de Educação, Esporte e Cultura da Câmara Federal para salientar e fortalecer a mobilização de Torres em prol da realização da luta antiga pela implantação de um Instituto Federal de Ensino Profissional em Torres.