Na tribuna da Câmara de Torres da última segunda-feira (29) o Vereador Rogerinho Jacob falou que temos um novo ponto turístico se consolidando em Torres, que é o espaço das capivaras, o qual todos devemos preservar com a finalidade de proteger estes animais e de manter a relação segura e saudável entre homem e animal silvestre. Para ele, faz-se necessário regramentos a fim de evitar que – por falta de informação, por curiosidade ou por descuido das pessoas – algum animal possa vir a ser atropelado, ou se assustar e reagir de forma inesperada seja para proteger seu filhotes (ou a si mesmo).
Por isso, Rogerinho fez Indicação Nº 189/2023 onde solicitou a Prefeitura que o espaço compreendido entre a Rua Plínio Kroeff e Don Pedro II, na beira do Rio Mampituba, seja sinalizado com placas indicando ser área de preservação com a presença de capivaras. Estes animais adotaram o lugar e ali se tornou um espaço bastante visitado por turistas e moradores. Devido a presença constante de muitas pessoas, as capivaras estão se sentindo confiantes com elas. Porém, o Vereador evidencia que são animais silvestres e que não se deve encostar neles nem se aproximar excessivamente – como tem sido visto muitas pessoas passarem a mão nas capivaras e também fazerem selfies com elas. Também enfatiza que não se deve fornecer alimentos às capivaras, pois elas encontram alimentação apropriada ali na natureza.
Na Indicação feita por Rogerinho também consta a colocação placas educativas orientando a população, veranistas e turistas a “Não aproximar animais domésticos das capivaras”; “Presença de capivaras na pista”, “Reduza a velocidade”, “Não alimente as capivaras, “Ao avistar animal na pista, desligue o motor e os faróis e aguarde o animal realizar a sua travessia” e “Não deixe lixo no local”. (FONTE – Fabi Corrêa, Gabinete do Vereador Rogerinho)