Na última quinta-feira, 20 de Julho, o vereador torrense Silvano Borja (PDT) esteve em Porto Alegre para dois compromissos. Em ambos os casos foram apresentadas solicitações para melhorias de segurança nos bairros Vila São João, São Brás e também para as praias da cidade. O vereador apresentou, documentadas, as argumentações necessárias em defesa das demandadas torrenses. E ainda anexou um abaixo assinado de moradores, o que confirma a representatividade cidadã dos pedidos.
O primeiro compromisso foi na Secretaria de Segurança Pública do governo gaúcho. Segundo o vereador, após uma reunião com o assessor de Relações Institucionais que o recebeu, ele teve a oportunidade de expor o que vem acontecendo em relação à segurança pública nos bairros, nas praias do Sul e de forma geral em Torres. Silvano a seguir recebeu a promessa que a solicitação será levada adiante, para análise de viabilidade dentro do planejamento estratégico e estrutural do governo gaúcho.
O segundo compromisso (também referente a segurança pública) aconteceu no Quartel do Comando Geral da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, junto ao Major chefe de Assessoria Parlamentar, onde o vereador torrense foi muito bem recebido. Lá, Silvano teve a oportunidade de reforçar o pedido já feito à Secretaria de Segurança Pública, quando também foram feitas análises de probabilidades para que o bairro Vila São João e as praias sejam atendidas e contempladas com mais efetivo de segurança.
Aumento de efetivo no comando regional da BM
Na quinta-feira, dia 27 de julho, o vereador pedetista de Torres também esteve reunido com o Comandante Regional da Policia Militar do Litoral (CRPO-L), onde também entregou as mesmas solicitações já feitas ao Comando Geral da Polícia Militar e à Secretaria de Segurança. Desta vez, o objetivo foi reforçar a BM o pedido para que ocorra um remanejamento do efetivo para Torres. Conforme resposta dada ao vereador, as demandas foram protocoladas e serão encaminhados para análises de viabilidade.
Conforme informa o vereador Silvano Borja, uma etapa deste processo foi concluída, embora ele indique que muito é necessário para efetivamente haver uma melhoria no combate a violência em Torres. Para o vereador, há de se ficar atento e se cobrar para que os próximos passos sejam executados pelos vários órgãos públicos visitados por seu gabinete.
Silvano pontuou que em todas as consultas, foi informado que a Brigada Militar opera atualmente com um efetivo de 50% do ideal tecnicamente sinalizado. Mas que a notícia boa é a de que novos policiais estão sendo colocados no campo neste ano de 2023, para que estas e outras necessidades sejam pontualmente enfrentadas com o aumento do efetivo.
Gabinete Móvel busca as necessidades
O vereador destaca, finalmente, que este tipo de pedido intermediado pelo seu mandato de vereador cumpre com a uma função pública. E lembrou que as demandas apontadas em seu trabalho de luta por ações executivas na cidade de Torres como esta da segurança, por exemplo, surgem em decorrência de seu projeto do Gabinete Móvel, quando a cada semana um bairro diferente é visitado, o que dá aos cidadãos a chance de terem o contato direto para que levem suas solicitações de melhorias, críticas ou sugestões referentes a Torres.