Na sessão da Câmara dos Vereadores de Torres realizada na segunda-feira (dia 21 de dezembro), penúltima do ano de 2020 e da atual legislatura (2017/2020), o vereador Gibraltar Vidal, o Gimi (PP), dentre outros assuntos compartilhou publicamente uma ideia que teria dado ao Prefeito de Torres, Carlos Souza, perante as medidas de contenção contra a pandemia da Covid-19 em Torres.
O vereador pede para que a municipalidade demande do governo estadual e federal a liberação parcial da entrada de veículos na Praia de Fora, no trecho que bordeia o Parque Estadual de Itapeva. O argumento de Gimi é vai de encontro com outras ações de combate a pandemia, medidas que em geral aumentam o uso ao invés de restringir (o aumento de horário em shoppings e Supermercados é um exemplo). O objetivo seria que houvesse mais espaço para as pessoas que frequentam a faixa de areia de Torres durante a temporada de veraneio, buscando manter a prerrogativa do distanciamento social na praia. O vereador lembrou que o tema (acesso de carros na Itapeva) é vencido, tem decisão judicial, mas que afinal acabou impossibilitando uma pratica anteriormente muito utilizada por moradores de Torres e por veranistas, os quais iam de carro para a praia de Fora (hoje prática proibida).
Fechamento para carros no local foi judicial
A Praia de Fora teve a proibição da entrada de veículos por decisão da justiça Federal em 2017, embasada no entendimento da legislação e argumentos de proteção ambiental do entorno do Parque Estadual de Itapeva (PEVA), tendo em vista o impacto que os veículos causariam a biodiversidade que tem na Praia de Fora seu habitat.
Mas o vereador Gimi acha que a abertura, mesmo que parcial, acabaria sendo uma forma de dar alternativas para o público de evitar aglomerações não aconselhadas pelas autoridades que trabalham nas medidas de contenção ao Covid-19, inclusive com a emissão de decretos de lei por conta do Estado de Emergência.