Na sessão da Câmara dos Vereadores de Torres, realizada no dia19 de dezembro, o vereador Gibraltar Vidal, o Gimi (PP), em seu pronunciamento de tribuna, lembrou uma audiência pública idealizada pelo seu gabinete, em março deste ano, onde o objetivo era ouvir políticos estaduais e autoridades em geral acerca de uma demanda antiga, de criar um novo hospital regional, dispondo de diversas especialidades médicas para melhorar o atendimento de Saúde Pública no Litoral Norte gaúcho. Ele se referiu especificamente aos candidatos e aos deputados presentes no encontro, os quais prometeram trabalhar em seus mandatos (atuais ou futuros – nos casos de participantes de eleição em outubro) na questão de melhoria da saúde regional e efetivação deste hospital.
O vereador também se referiu ao aumento dos moradores nas cidades do Litoral Norte, quando muito destes seriam pessoas com recursos para pagarem estabelecimentos que aqui não existem, além de exames laboratoriais e especializados – sejam estes fornecidos pelos serviços públicos ou por atendimento privado e convênios de Saúde. Para Gimi, isto seria uma forma de motivação para que as cidades locais consigam viabilizar novos serviços de saúde também pelo SUS, por conta das atividades que os profissionais teriam na região. “O Litoral do RS é o local que mais têm recebido moradores novos e com poder aquisitivo, mas, por incrível que pareça, se estes tiverem um problema de Saúde inesperado, podem morrer por falta de atendimento especializado por aqui” lamentou Gimi.
Presença e promessas de políticos gaúchos em audiência prestigiada
Na Audiência Pública que debateu a criação de um hospital regional de referência para o Litoral Norte, realizada em Março na Ulbra Torres (com auditório lotado) compareceram vários políticos gaúchos que lidam com a responsabilidade estadual e federal da questão de especialidades em hospitais. Dentre eles, usaram o microfone para se posicionar deputados estaduais Ernani Polo, Marcos Vinícius, Jeferson Fernandes, Vilmar Lourenço; os deputados federais Daniel Trzeciak, Dionilso Marcon, Pompeu de Matos, o ex- deputado federal (e médico) Pedro Westphalen.
O vereador, em seu depoimento na sessão de segunda-feira (19/12), afinal pediu que os moradores do Litoral Norte cobrem dos deputados nos quais votaram, para que estes cumpram suas lutas pela saúde da região e as promessas (e possibilidades) elencadas na audiência pública de março de 2022.
Gimi também listou as especialidades que estão em falta nos hospitais de Torres, lembrando que sequer há um Banco de Sangue para que seja possível a doação na região. São elas: Neorologia Clínica, Eletroencefalografia, Neurologia Cirúrgica, Pneumologia, Cirurgia Torácica, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Vascular, Cirurgia Cardíaca, Cardiologia Clínica, Ergometria, Endocrinologia, Oncologia Clínica, Oncologia Cirúrgica, Rádio e Quimioterapia, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Ortopédica, Cirurgia de Coluna Vertebral, Nutrologia, UTI Pediátrica, UTI Neonatal e Banco de Sangue.