Vereador torrense quer fazer projeto de lei que defina área de praia “amiga de pets”

Rogerinho defende que mascotes já fazem parte da vida de muitas pessoas e defende também que a permissão seja mais um diferencial competitivo turístico para Torres

25 de fevereiro de 2019

Na última sessão da Câmara dos Vereadores de Torres, realizada na segunda-feira, dia 18 de fevereiro, o vereador Rogério Evaldt Jacob, o Rogerinho (PDT), em seu pronunciamento na tribuna da casa adiantou que irá entrar, em breve, com um Projeto de Lei que definirá local ESPECÍFICO e limitado na orla de Torres, onde haverá a permissão da circulação de animais domésticos de pequeno porte (Cachorros e Gatos). Atualmente a legislação não permite a circulação destes animais – por conta de leis que previnem a proliferação de doenças entre os frequentadores das praias (doenças as quais teoricamente podem ser adquiridas pelas fezes ou urina dos cães).

Justamente pelos riscos de circulação de animais apontados por medidas sanitárias, o vereador irá buscar informações técnicas para colocar algumas premissas na prometida nova lei – para que não haja riscos maiores em questões de saúde pública. O texto deverá, portanto, obrigar os tutores de cães e gatos, que porventura circularem na orla de Torres, que comprovem que os animais tenham se prevenido contra certas doenças contagiosas através de vacinas, além de outras exigências que outras leis maiores exijam – como coleiras ou focinheiras (bocais) para evitar que raças mais agressivas possam intimidar ou agredir pessoas que frequentam a orla. Ou seja: há muito a ser analisado ainda.

 

Diferencial para o Turismo

Uma das ideias do vereador Rogerinho ao propor tal lei é de criar em Torres mais um diferencial competitivo para o Turismo.  Ou seja, além de trazer para a realidade local o notório aumento da afetividade entre animais de estimação e seus tutores. A lei vai ajudar muitas pessoas que, já atualmente, só viajam junto com seus pet. Opções de hotéis, restaurantes e outras atividades de comércio e serviço já permitem receber animais domésticos junto com seus donos no dia-a-dia. Mas para Rogerinho falta justamente um espaço ‘amigável’ do tipo na praia, espaço onde muitas pessoas querem frequentar com seus mascotes. E poderia ser um diferencial a mais para receber turistas específicos, turista estes cada vez mais existentes neste mundo diverso.

Vereador Rogerinho (PDT)

Na Espanha, por exemplo, já existem várias praias onde os cães são bem vindos. São excelentes destinos de férias e permitem que as pessoas possam aproveitar o mar e a areia ao lado dos animais de estimação.  Barcelona, Alicante, Caleta dels Gossets, em Santa Pola (a mais popular entre os donos de bichos de estimação), Málaga, Galícia, dentre outras, são exemplos de praias “pet friendly” que já existem no mundo, principalmente em sociedades que valorizam o turismo.

 

 


Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados