Na tribuna da Câmara de Torres de segunda-feira (24) o Vereador Rogerinho Evaldt anunciou que está lançando a Campanha “BITUCA É NA LATA DE LIXO”, que objetiva diminuir a alta quantidade de bitucas jogadas pelo chão de Torres, tanto na área urbana quanto no meio ambiente. O vereador lembra do alto grau de substâncias tóxicas presentes nas baganas de cigarro, e de quanto elas podem ser prejudiciais para a fauna e flora.
“A areia da praia também está infestada de bitucas. As bitucas que são jogadas nas calçadas são levadas pela chuva para os bueiros, os quais as largam em margens de água como rios, lagos, lagos e mares. Os peixes se contaminam e depois por tabela isso chegará em quem consumir os peixes”, diz Rogerinho. Ele complementa também que canteiros, vasos de plantas e floreiras não são infelizmente usados como cinzeiros, e que as bitucas devem ser jogadas nas latas do lixo (ou bituqueiras, se houver).
Projeto Praia Limpa Torres trabalha no combate as bitucas
Em Torres, diversas iniciativas semelhantes já foram idealizadas com o objetivo de conscientizar a população local sobre os malefícios das bitucas irregularmente descartadas. Um dos trabalhos mais notórios é do Projeto Praia Limpa Torres, que alguns anos atrás, em parceria com entidades (e até escolas), chegou a implementar o ‘Bituca Zero’, com instalação de bituqueiras por diversos locais de Torres. Atualmente, o projeto segue, recorrentemente, buscando a conscientização da população local para enfrentar esse problema ambiental.