Na sessão representativa realizada na Câmara Municipal de Torres na segunda-feira, dia 8 de julho, tramitaram e foram lidas entre os presentes várias pautas que continuam sendo averiguadas entre os vereadores, mesmo sem serem deliberadas em sessões abertas (uma vez que em julho há recesso das sessões ordinárias). Uma delas foi a Indicação, de autoria do vereador Jacó Miguel (PDT), que pede que a Defesa Civil (que trabalha em conjunto com a administração pública municipal) uma Régua de Controle de Nível das Marés no Rio Mampituba, como forma de medição para possíveis necessidades de protocolos de alertas de prevenção de inundação para a cidade.
Na justificativa da Indicação, o autor alerta que a instalação deste equipamento prepararia a cidade para os possíveis eventos climáticos que façam com as águas invadam os espaços, ao inundar zonas costeiras dos cursos d’águas, banhados e várzeas – principalmente pelo fato de Torres estar localizada na encosta da serra, onde o Rio Mampituba seria um dos cursos naturais que receberia águas oriundas das áreas mais altas. A possibilidade do vento sul, ao mesmo tempo, “bloquear” ou dificultar o escoamento das águas na Barra/ foz do Mampituba ao mar poderia ser mais um fator para justificar a prevenção. E réguas tradicionais – ou, melhor ainda, réguas mais modernas que usam o sistema de Telemetria – são sugestões que são dadas pelo vereador autor.
“Em caso de já houver algum sinalizador instalado, esta sugestão vem no sentido de ampliar o debate e entender/ estabelecer o grau de competências, atenção e importância do tema exposto, como ator principal o poder público e a responsabilidade de todos”, afirma o vereador Jacó encerrando sua Indicação.