Única integrante mulher da Câmara de Vereadores em Torres, Carla Daitx (Progressistas) iniciou, na última segunda-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o trabalho de divulgação da Lei Maria da Penha na cidade. Uma das ações previstas é a distribuição gratuita de cartilhas da lei, que neste ano completará 15 anos de criação.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Gimi, foi o primeiro a receber, como registro simbólico do compromisso do Parlamento torrense em promover políticas de combate à violência contra a mulher.
“O período de isolamento social exigido pela pandemia da Covid-19 criou, infelizmente, um ambiente propício para a ampliação da violência doméstica e do desrespeito aos direitos da mulher. É uma realidade que chama todas as pessoas – homens e mulheres – para a luta por mudança”, avalia a vereadora.
Atuação de combate à violência doméstica
Entre as metas mais urgentes, a vereadora Carla destaca a instalação de um Posto Policial da Mulher em Torres. Em fevereiro, a progressista reuniu-se com o delegado de Polícia Civil, Juliano Aguiar de Carvalho, para discutir a pauta, que é uma reivindicação antiga da comunidade. Também trataram sobre as formas de acolhimento e sobre alternativas para fortalecer a rede de atendimento disponível às mulheres vítimas de violência.
Na última semana, em audiência com servidores Brigada Militar, Carla acompanhou o trabalho e os desafios da Patrulha Maria da Penha no enfrentamento da violência contra a mulher em Torres. A cartilha da Lei Maria da Penha é uma publicação da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa. Os interessados em receber exemplares podem fazer contato pelo e-mail carlavereadora11@gmail.com