Na sessão da Câmara de Vereadores de Torres realizada na terça-feira (29 de outubro), a vereadora Carla Daitx (PP) em seu pronunciamento, dentre outros assuntos lembrou que está cobrando da atual administração municipal (que será trocada a partir de 1º de janeiro) para que agilize a regulamentação e as ações oriundas de uma emenda aprovada na Câmara, enquadrada na lei e que disciplina o estacionamento d
e motorhomes em Torres. Emenda esta que indica que a prefeitura demarque áreas de estacionamento, para que os motorhomes possam estacionar na praia por um tempo – caso não seja para pernoitar. A lei, antes da emenda, obrigava que todo este tipo de transporte maior (ônibus e Motorhomes) teriam que estacionar em áreas pagas, além de se cadastrar na municipalidade pagando uma taxa. Lei esta que foi feita por conta da reclamação de moradores – acerca de estacionamentos (por vezes irregulares) de veículos de turismos em ruas durante a estada de turistas, muitos os quais vêm passar o dia na cidade na temporada de veraneio.
Medida tornaria lei “menos antipática” para turistas eventuais
Carla quer, com a emenda, que os viajantes que passam em Torres tenham uma área para poderem estacionar demarcada, nem que seja para que os viajantes e turistas possam almoçar, tomar banho de mar ou fazer alguma compra na cidade sem que queiram pernoitar. Conforme informou para A FOLHA a assessoria da vereadora, estas áreas demarcadas além de incentivarem que viajantes em motorhomes pelo menos passem em Torres para conhecer a cidade e seus benefícios turísticos, serve para tornar “menos antipática” a lei que regulamenta e taxa este tipo de transporte, ao menos aos olhos de visitantes viajantes de trailers ou Motorhomes.
Atualmente, Torres já conta com áreas da iniciativa privada construídas para que os equipamentos de turismo sejam estacionados e tenham estrutura para pernoitarem – similares aos campings. Mas não existe ainda áreas livres, nem para paradas pequenas durante o dia, a demanda da vereadora.
Como a matéria já está aprovada e em fase de regulamentação, o gabinete de Carla Daitx afirma que está cobrando da secretaria da pasta – para que a demarcação e a comunicação do protocolo de utilização dos espaços demarcados sejam implantadas, ainda antes da temporada de verão que se aproxima.