Está tramitando nos ritos da Câmara Municipal de Torres um Requerimento Oficial, de autoria da vereadora Carla Daitx (PP), que encaminha uma Moção de Apoio para que o Poder Executivo (Prefeitura de Torres) dê continuidade na contratação de Guarda Vidas Civil temporários para que atenda pontualmente banhistas nas praias principais da cidade. O requerimento foi assinado por todos os outros doze vereadores da Câmara Municipal.
Busca é evitar óbitos
A vereadora Carla justifica sua moção afirmando que o objetivo é de auxiliar na continuidade do serviço de proteção aos veranistas e turistas da temporada em Torres, assim como dos munícipes, que também aproveitam o período de férias para ir á praia como já houve em outros anos (apesar de, com o atual protocolo de bandeira preta, o banho de mar não estar permitido). O argumento lembra que, historicamente, existe o consumo dos banhos de mar em Torres mesmo no período de baixa temporada, pelo menos até o feriado de Páscoa. Afirma, ainda, que a constatação é comprovada estatisticamente e que por isso sugere a necessidade do seguimento da atividade de Guarda-Vidas.
Conforme estudo citado pela autora no texto, feito pelos guarda-vidas civis e que consta no requerimento, existe aumento de 350% nos óbitos em horários que não há o serviço de guarda-vidas nas guaritas, em relação ao mesmo período do ano anterior. Assim como foi constatado que há mais de 70% de acréscimo de salvamentos e resgates quando, ao contrário, existe o salva-vidas nas mediações.