Está tramitando – e será lida na sessão da Câmara de Torres da próxima segunda-feira, dia 11 de novembro – a Indicação 374/2024, de autoria da vereadora Carla Daitx (PP). A indicação pede ao Poder Executivo de Torres a viabilidade de se inscrever no ‘Programa Mãe Gaúcha’, do Governo do Estado do RS, que tem a finalidade de distribuição de kits compostos por itens básicos para recém-nascidos.
Primeiros dias dos cuidados do bebê
Na justificativa que consta no corpo da Indicação, a autora explica que o Programa Mãe Gaúcha, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, busca atender gestantes em situação de vulnerabilidade social, pobreza ou extrema pobreza, com intuito de fortalecer vínculos entre a mãe e o bebê por meio da entrega de itens essenciais para os primeiros dias de vida. Dessa forma, promove o acolhimento e bem-estar, trazendo mais conforto para os bebês e tranquilidade para as mães.
“O Mãe Gaúcha contemplará gestantes, a partir da 28ª semana de gravidez, que residam nos municípios que aderirem ao edital. Cada kit do enxoval é composto por um cobertor, toalha de banho com capuz, casaquinho de moletom, macacões longos e curtos, bodies, culotes, meias, além de uma bolsa maternidade diz Carla.