Na tarde do dia 17 de Janeiro reuniram- se, nas dependências da Câmara Municipal de Três Cachoeiras, vereadores de Arroio do Sal, Três Cachoeiras, Dom Pedro de Alcântara e Torres. Na ocasião o Diretor da Empresa Doha Investimentos S.A, Anderson Cezar Leobino apresentou o projeto do Porto Litoral Norte – o qual deverá ter investimento primordialmente Russo. O objetivo da reunião e da apresentação foi mostrar para os legisladores das cidades os impactos positivos e negativos do empreendimento. Também buscou mostrar qual efeito da entrada do Porto às cidades que estão diretamente ligadas ao projeto – como Arroio do Sal, Três Cachoeiras e Torres – e o impacto econômico para a região.
Em nota para a imprensa, encaminhada pelo vereador torrense Jéferson dos Santos , os políticos da região se disseram motivados com a rapidez que poderá acontecer a obra, que promete o desenvolvimento de todo o Litoral Norte e o melhor escoamento da produção gaúcha (em especial da região serrana) . “E Por esta motivação foi decidida no encontro a criação de um comitê para manter em pauta a discussão desse projeto, tal é sua grandiosidade, principalmente na possibilidade da geração de emprego e renda para região”.
Para o grupo de vereadores reunidos, “é fundamental compreender o impacto da implantação do Porto na região”. Já o diretor do projeto, em explanação aos vereadores, demostrou o adiantamento do trabalho de implementação, que já possui a obra do Centro Administrativo e do Centro de Treinamento – os quais tem previsão para iniciar em março deste ano. Os locais servirão para treinar/preparar as pessoas que farão parte da construção do porto, assim como as pessoas que trabalharão na própria atividade portuária.
A boa notícia é que os empregos serão ofertados aos moradores das cidades próximas ao porto, os quais serão contratados para atuar tanto na obra e preparação do empreendimento quanto na logística portuária, a partir do momento do término dos Centros de Trabalho. E em breve, a própria construção destes centros já deverá mobilizar a mão de obra da Construção Civil da região.
Existe também a preocupação com a preservação natural e adequação às leis ambientais em toda a região no entorno da implantação do terminal portuário. Nos próximos dias deverão acontecer novos encontros com outras lideranças, Estaduais e locais, buscando a compreensão e preparação para receber esse investimento.