Na segunda-feira, dia 20, o prefeito Carlos Souza, acompanhado da Diretoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura, reuniu-se com os vereadores e seus assessores para apresentar o mais recente canal de comunicação utilizado pela administração municipal para se aproximar da população. Trata-se do aplicativo “Fala, Cidadão”, um programa que o morador pode usar para fazer reclamações e apresentar sugestões para a Prefeitura. E o vereador também pode usar o mesmo, bem como indicar para seus eleitores se quiser.
Os vereadores foram motivados a baixar o aplicativo e orientados sobre o passo-a-passo para uso, como parte da estratégia de multiplicação de utilização da ferramenta. Na reunião, o prefeito Carlos se comprometeu perante os edis da casa legislativa que as demandas terão resposta e que a municipalidade irá dar os devidos encaminhamentos dos pedidos, desde que dentro das condições da Prefeitura, já que todas as secretarias estão instruídas e aparelhadas para responderem aos questionamentos de qualquer área.
Adaptação às novas mídias e ligações com o povo
A diretora de Comunicação da prefeitura, Priscila Gamba, também expôs sobre a estrutura do setor de Comunicação e Marketing e os canais de comunicação que são utilizados – como o Site, Facebook, Instagram, Youtube e o próprio Fala, Cidadão, motivo do encontro. A operacionalidade do aplicativo foi apresentada também pelo secretário de Administração, Fernando Paz, que estava acompanhado de alguns secretários municipais de outras pastas, que ressaltaram “o comprometimento incondicional de todas as áreas da prefeitura” pelo sucesso do aplicativo.
De uma maneira geral, os vereadores aplaudiram a iniciativa. O vereador Gimi, inclusive, parabenizou o feito por se tratar de uma atitude corajosa da administração municipal. Na reunião coordenada pelo presidente da Câmara, Fábio da Rosa, foi orientado aos interessados o passo-a-passo para baixar o aplicativo, instruções que também estão disponíveis no endereço www.torres.rs.gov.br/fala-cidadao. Mas basta digitar no Google Play ou App Store “Fala, Cidadão!”.
Vereador acha que prefeitura pode ter problemas em atender demandas
Em seu pronunciamento durante a última sessão da Câmara, realizada na mesma segunda-feira, dia 20, o vereador Carlos Monteiro, o Tubarão (MDB) colocou o “lado B” do processo em sua visão. O oposicionista ironizou “o excesso de pedido de cidadãos nas bancadas da Câmara sobre temas de responsabilidade do poder executivo”, mas também questionou a capacidade da prefeitura de atender aos pedidos com clareza e transparência.
Ele deu exemplos de pedidos feitos formalmente pela Câmara para a prefeitura através de um instrumento chamado de “Pedido de Providências”, semanalmente utilizado na casa para pedir manutenções diversas como de luz, de tapar buracos, de drenagens e etc.. Conforme avaliou Tubarão, estes “não são atendidos”. E exemplificou um reclame do próprio presidente da Câmara Fábio da Rosa (que é do mesmo partido do prefeito Carlos, o Progressistas), em seu pronunciamento na mesma sessão legislativa, em que cobrava pedidos de providências feitos há meses (até há anos) e ainda não foram cumpridos. “Se não conseguem cumprir pedidos da base aliada, imagina pedidos da oposição ou de cidadãos normais”, ironizou Tubarão. E já saiu reclamando sem aplicativos sobre pendencias reais que devem ser demandadas.
“O Caminho da Santinha está sendo corroído por baixo; os Molhes também já estão sendo corroídos; o valão está sujo; a Praça Pinheiro Machado está horrível; o acesso à Rua Independência ainda está em estrada de chão no Curtume e as pessoas estão ficando doentes de tanto pó; a praça no local onde foi demolido o ginásio da Lagoa já tem vários aniversários e não sai nada que foi projetado; e a volta da Lagoa está uma vergonha”, exemplificou Tubarão, ao questionar a capacidade da prefeitura em atender a demanda do Aplicativo “Fala Torres!” apresentado para os vereadores no mesmo dia.