Vereadores de Torres, Ernando Elias e Pardal são punidos com suspensão de uso de tribuna da Câmara

Sentença da Comissão de Ética foi feita após agressões físicas mútuas protagonizadas em plena sessão ordinária da Câmara

Ernando Elias (e) e Pardal (d) foram punidos por irem à 'vias de fato' na câmara
7 de janeiro de 2020

Durante a última sessão da Câmara de Vereadores de Torres, realizada na segunda-feira, dia 30 de dezembro, dentre vários projetos debatidos e votados na Casa Legislativa, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Resolução 5/2019. Este dispõe sobre a aplicação de sanção aos vereadores Ernando Elias da Silveira (Rede Sustentabilidade) e Valmir Daitx Alexandre, o Pardal (Republicanos). Trata-se do final do processo que iniciou há alguns meses, quando os dois vereadores se agrediram em plena sessão da Câmara, durante embates de divergências. O vereador Pardal teria falado alguma coisa ao vereador Elias, quando voltava de seu pronunciamento, o que provocou a resposta de Ernando com um tapa lateral no rosto de Pardal. Em resposta, o vereador agredido (Pardal) segurou o seu oponente (Elias) de forma violenta, parando somente quando outros colegas separaram os brigões.

O processo levou em conta, também, entrevistas feitas pelos dois oponentes em uma rádio local e em jornal de Santa Catarina. Estas entrevistas acabaram dando continuidade às agressões, que também acabaram gerando provas cabais para as condenações.

90 dias sem usar a tribuna 

Após analise da Comissão de Ética, presidida pelo vereador Fábio da Rosa (Progressistas) o relator do processo, vereador Tubarão (MDB) leu a seguinte sentença:

“Fica aplicada aos Vereadores Valmir Daitx Alexandre e Ernando Elias da Silveira a suspensão de 90 dias do uso da tribuna no Expediente das sessões plenárias”. O relator lembrou que a decisão foi baseada em defesas de ambas as partes e em análise das provas utilizadas no processo. E que a sentença foi baseada no Regimento Interno da Câmara e de acordo com a Resolução que instituiu o Código de Ética Parlamentar da Casa.

Portanto, os vereadores Pardal e Ernando Elias não vão poder utilizar a tribuna da Câmara nas sessões plenárias do Legislativo torrense, perdendo a oportunidade de dar opiniões e de explicar seus trabalhos na Casa (função da tribuna). Este foi o castigo por ter utilizado de forma inadequada o espaço de pronunciamento previsto no regimento da Câmara.

 

 

 


Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados