Vereadores de Torres querem passar para “categoria essencial” padarias, restaurantes e academias

Objetivo é livrar as atividades das restrições exigidas nas bandeiras decretadas pelo governo do RS. Padarias, Restaurantes e academias são demandas pontuais

Coronavirus Disease 2019 Graphic. (U.S. Air Force Graphic by Rosario "Charo" Gutierrez)
13 de julho de 2020

Estão sendo avaliadas pela Prefeitura de Torres duas Indicações, de autoria de vereadores da cidade, para que sejam tornadas de “categoria essencial” algumas atividades comerciais em Torres. A medida visa que estas saiam das restrições definidas pelas bandeiras de classificação do distanciamento controlado utilizadas nos decretos emitidos pelo Governo do RS no combate à Covid-19.  Uma Indicação, de autoria do vereador Rogerinho (PDT) solicita que sejam tornadas essenciais as atividades de Padarias, Lancherias e Restaurantes dentro do município de Torres.

Uma outra Indicação, esta de autoria do vereador Carlos Jacques, sugere ao Poder Executivo um estudo técnico sobre a viabilidade de tornar essenciais os serviços de academias em estabelecimentos fechados no município de Torres/RS.

Menos contágio e mais saúde são as justificativas principais

Rogerinho quer incluir restaurantes e similares

Na justificativa que consta no texto dos documentos, enviados para a prefeitura de Torres, o vereador Rogerinho ( Progressistas) afirma que a paralisação das Padarias e Restaurantes implica na necessidade de locomoção diária dos trabalhadores ativos da cidade às suas casas para almoçar, o que, para ele, estaria potencializando a possibilidade de contágio de Coronavírus aos grupos de risco.  O vereador cita também, em sua justificativa, que as atividades são essenciais para preservar os empreendedores e  centenas de empregos na cidade.

Já na justificativa apresentada pelo vereador Carlos Jacques (Progressistas)  em sua indicação, ele afirma que a Saúde é um direito social consagrado no art. 6º da constituição cidadã de 1988, devendo o município prover condições indispensáveis ao seu pleno exercício, sendo a atividade física elemento determinante e condicionante como serviço essencial conforme disposto na Lei Federal nº 8.080/90, por isso sua demanda de tornar essencial a atividade das Academias de Ginástica e similares em Torres.  Jacques também lembra que a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), falando sobre a importância da atividade perante a pandemia do Covid-19, acaba ratificando o entendido do meio científico quanto à importância e os benefícios da prática de atividades físicas para a melhoria da função imunológica.

O vereador lembra também que os Profissionais de Educação Física estão convocados a realizar capacitação nos protocolos clínicos do Ministério da Saúde para o enfrentamento da COVID-19.


Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados