Estão sendo avaliadas pela Prefeitura de Torres duas Indicações, de autoria de vereadores da cidade, para que sejam tornadas de “categoria essencial” algumas atividades comerciais em Torres. A medida visa que estas saiam das restrições definidas pelas bandeiras de classificação do distanciamento controlado utilizadas nos decretos emitidos pelo Governo do RS no combate à Covid-19. Uma Indicação, de autoria do vereador Rogerinho (PDT) solicita que sejam tornadas essenciais as atividades de Padarias, Lancherias e Restaurantes dentro do município de Torres.
Uma outra Indicação, esta de autoria do vereador Carlos Jacques, sugere ao Poder Executivo um estudo técnico sobre a viabilidade de tornar essenciais os serviços de academias em estabelecimentos fechados no município de Torres/RS.
Menos contágio e mais saúde são as justificativas principais
Na justificativa que consta no texto dos documentos, enviados para a prefeitura de Torres, o vereador Rogerinho ( Progressistas) afirma que a paralisação das Padarias e Restaurantes implica na necessidade de locomoção diária dos trabalhadores ativos da cidade às suas casas para almoçar, o que, para ele, estaria potencializando a possibilidade de contágio de Coronavírus aos grupos de risco. O vereador cita também, em sua justificativa, que as atividades são essenciais para preservar os empreendedores e centenas de empregos na cidade.
Já na justificativa apresentada pelo vereador Carlos Jacques (Progressistas) em sua indicação, ele afirma que a Saúde é um direito social consagrado no art. 6º da constituição cidadã de 1988, devendo o município prover condições indispensáveis ao seu pleno exercício, sendo a atividade física elemento determinante e condicionante como serviço essencial conforme disposto na Lei Federal nº 8.080/90, por isso sua demanda de tornar essencial a atividade das Academias de Ginástica e similares em Torres. Jacques também lembra que a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), falando sobre a importância da atividade perante a pandemia do Covid-19, acaba ratificando o entendido do meio científico quanto à importância e os benefícios da prática de atividades físicas para a melhoria da função imunológica.
O vereador lembra também que os Profissionais de Educação Física estão convocados a realizar capacitação nos protocolos clínicos do Ministério da Saúde para o enfrentamento da COVID-19.