Na sessão da Câmara realizada na segunda-feira (27 de janeiro), um dos principais assuntos abordados nos pronunciamentos dos vereadores foi certo apoio incondicional à ideia de tentar implementar a Tarifa Zero nos ônibus que fazem as linhas de transporte coletivo na cidade, atualmente operados pela Torrescar.
O assunto é recorrente. O vereador Moisés Trisch (PT) já havia sugerido este tipo de solução para o transporte público de Torres na legislatura passada. E o prefeito Delci Dimer – na época já eleito e prestes a assumir – também já havia dado certa “palhinha” sobre sua simpatia pela ideia, em um programa via canal do You Tube, comandado por um comunicador da RSB TV (entrevista esta difundida localmente pelo jornal A FOLHA, ainda em dezembro). Na ocasião, Delci anunciou que havia uma ideia a ser mais estudada pelo seu governo, visando operação via transporte coletivo sem tarifa em Torres. E que a implantação do Estacionamento Rotativo poderia ser um dos fundos financiadores da proposta em estudo.
‘Ideia não tem dono’, afirma Gimi
Na sessão, primeiramente o vereador Rogerinho Evaldt (PP) levantou o assunto. Ele narrou casos de pessoas que estariam reclamando do não cumprimento de roteiros pré-estabelecidos nas linhas da Torrescar, casos inclusive de pessoas que teriam perdido entrevistas de emprego por conta do não cumprimento dos horários nas linha, sem aviso prévio pela concessionária torrense. “A Torrescar alega que está difícil contratar pessoas para cobrir faltas, mas o povo não tem nada a ver com isto. O torrense tem que ter as linhas operando normalmente”, afirmou o vereador, ao anunciar então que iria sugerir para que o prefeito atual implementasse o sistema de tarifa zero como solução, universalizando acesso de ônibus aos torrenses.
O presidente da Câmara, Igor Beretta (MDB), em seu espaço de tribuna abordou o assunto, dando apoio a ideia da tarifa zero. Ele também sugeriu que a prefeitura utilizasse os recursos do Estacionamento Rotativa depois da implantação, para que este fosse um dos financiadores do custo da rede de linhas com tarifa zero na cidade. O vereador e presidente da Câmara chegou a projetar em R$ 2 milhões o cálculo do custo anual para financiamento do transporte de ônibus gratuito, para ele um valor baixo se for um percentual aplicado ao orçamento de mais de centenas de milhões anuais projetados pela prefeitura.
O vereador Luciano Raupp (PSDB) também apoiou o projeto, lembrando que a cidade também deveria estudar uma forma de integrar isto a mais opções – para que os torrenses cheguem à atual rodoviária, por exemplo. Disse que o atual terminal rodoviário hoje está em um lugar (Estrada do Mar) complicado para acesso dos passageiros, mas que se tivesse linhas de transporte coletivo levando e trazendo pessoas gratuitamente, o empecilhos da distância da Estação em relação ao Centro de Torres seria facilitado.
O vereador Moisés (PT) lembrou que esta ideia da tarifa Zero nas linhas de ônibus já havia sendo colocada em seu mandato – e que ano passado chegou a fazer uma Indicação do Passe Livre ao Executivo Municipal (mas na gestão anterior, não obteve retorno) “Se deixado como está, o transporte público vai fechar. Quem mais vai sofrer são jovens, idosos e trabalhadores de baixa renda. Com o Passe Livre, o uso de ônibus vai aumentar e poderemos ter mais linhas, itinerários e horários”, acredita.
Já o vereador Gimi Vidal (PP) cutucou os colegas afirmando que a ideia da Tarifa Zero no transporte coletivo “não teria dono” no legislativo, porque foi ideia do atual prefeito antes de manifestações do legislativo. Ele também lembrou que, caso este projeto vá adiante, a lei obrigaria que houvesse outra licitação das linhas de ônibus na cidade.
Coincidências sugerem possibilidades objetivas
A tarifa zero é uma política que visa oferecer transporte público gratuito em ônibus. É uma prática já adotada por cerca de 90 cidades brasileiras, como Luziânia (GO), Caucáia (CE), Vargem Grande Paulista (SP). Em Maricá (RJ), a demanda pelo transporte coletivo aumentou 6 vezes após a adoção da tarifa Zero (conforme dados da BBC Brasil, em matéria de março de 2023).
O atual prefeito de Torres foi sócio proprietário, por décadas, da Torrescar – empresa que atualmente é concessionária das linhas na cidade (operando também em outros municípios vizinhos). Ele sugeriu que poderia ser uma solução, tanto para o povo torrense como para concessionarias, a implementação da Tarifa Zero, já em conversas antes da campanha – embora não tenha utilizado isto como promessa na caminhada. Ou seja, Delci tem expertise por já ter operado como concessionário, e agora tem chance de ver a ideia andar como gestor da prefeitura.
O Estacionamento Rotativo já tem projeto aprovado em Torres, e pode ser implantado. Ele poderia ser uma espécie de contrapartida para o povo ao ter transporte coletiva sem tarifa como opção através da reversão de parte do lucro (do estacionamento dos carros particulares no processo) para custear o acesso gratuito ao transporte coletivo. E agora vereadores de ambos os lados apoiam a ideia.
*editado por Guile Rocha