Está tramitando na Câmara Municipal de Torres, e deve ser votada na sessão de segunda-feira (dia 11 de outubro), uma Indicação, de autoria dos vereadores Silvano Borja (PDT) e Cláudio Freitas (PSB), que pede que o Poder Executivo (Prefeitura) trabalhe para implantar nas escolas municipais de Torres o Programa Vem Ser! do governo federal, disponível para parcerias no governo brasileiro através do Ministério da Cidadania.
O pedido de indicação feito pelos vereadores é utilizado por conta dos legisladores não terem autonomia de fazerem leis ou executarem convênios em nome da municipalidade. Por isso a alternativa de Indicação de projetos aos governos municipais.
Esporte e noções de cidadania no contraturno
Conforme a justificativa no corpo do pedido da Indicação, o programa educacional visa propiciar o desenvolvimento integral dos alunos tendo como princípio a inclusão social, com uma metodologia focada na iniciação esportiva. Os vereadores autores do pedido dizem também que o Programa Vem Ser! pode ser executado em escolas ou espaços comunitários de Torres, públicos ou privados, sendo desenvolvido no contraturno ou como complemento das atividades escolares.
Silvano e seu colega Cláudio lembram, ainda, que um dos focos de resultado do projeto em analise é o de ressaltar entre os participantes (alunos) valores como os de amizade, respeito, excelência e amor, de modo que “o resultado final contribua no crescimento individual dos alunos não apenas nas atividades esportivas, mas no sentido de noções sólidas de cidadania”.