Na sessão da Câmara de Vereadores realizada na segunda-feira, dia 15 de janeiro, o vereador Luciano Raupp (PSDB), dentre outros assuntos abordou a questão da importância do setor da Construção Civil na cidade, ao comemorar que estava participando da Comissão de Infraestrutura da Casa Legislativa. Raupp disse que considera este setor produtivo como de muita importância para o desenvolvimento de Torres, pela sua capacidade de geração de emprego e renda para a população. E disse que participará da comissão para poder desburocratizar os processos de aprovação dos novos projetos do setor na cidade.
“Tem gente que acha que a construção civil é um mal (para Torres). Acho que não, acho que, ao contrário, eles lutam pelo desenvolvimento da cidade e devem ter apoio de todos para seus projetos”.
Ele disse que a cidade parece que está andando mais devagar na liberação dos projetos e que vai trabalhar para agilizar isto em seu trabalho no gabinete e na comissão de infraestrutura.
Nova metodologia para agilizar aprovação (pelo menos de casas )
Já o vereador Gimi (PP) – que também é membro da comissão de infraestrutura da Câmara – em seu espaço de tribuna abordou mais objetivamente as questões de demora em aprovação de projetos do setor da Construção Civil em Torres. Ele mostrou que um levantamento, feito pelo seu gabinete, dá conta que chega a passar de um ano os prazos médios de liberação de projetos novos a serem construídos na cidade. Mas o que o vereador mais lamentou é o fato de ,ainda, a fila da aprovação ser única, misturando projetos de grandes empreendimentos à projetos de casas unifamiliares, por exemplo (mais simples). Assim, cidadãos por vezes acabam tendo que esperar por um ano para construir uma simples casa para morar ou para veranear na cidade.
“Fiquei satisfeito ao ouvir do novo secretário de Meio Ambiente de Torres que haverá utilização de uma metodologia nova, que pretende terminar com esta demora na aprovação dos processos de aprovação das novas obras”, comemorou Gimi, ao compartilhar o conteúdo de uma reunião que participou com a administração municipal acerca deste assunto.